Embora a Obsidian Entertainment não tenha anunciado Pentiment até domingo passado, durante a transmissão do Xbox & Bethesda Games Showcase, rumores de sua existência eram presentes. Já faz um tempo desde que começamos a ouvir sinos que este estúdio estava desenvolvendo um RPG de investigação e as comparações com outro grande jogo do gênero surgiram rapidamente: Disco Elysium. No entanto, o próprio diretor do projeto queria falar sobre essas comparações para não criar confusão.
Josh Sawyer, o principal responsável pelo Pentiment, publicou uma série de tweets em sua conta pessoal explicando que, embora Disco Elysium seja um “ótimo jogo e muito inspirador”, seu projeto não tem muito a ver com isso. Ele dá o exemplo de que Pentiment não possui nenhum tipo de sistema de combate, algo que ele considera secundário, mas esclarecedor o suficiente para distanciar o jogo de ZA/UM.
Pentiment plays much more like Night in the Woods, Oxenfree, or Mutazione with light RPG elements and a branching narrative. I have huge respect for what Disco Elysium accomplished, but I don't want people to think that Pentiment will play all that similarly.
— Josh Sawyer (@jesawyer) June 13, 2022
Se tivesse que fazer comparações, Sawyer apostaria mais em outros jogos independentes: Night in the Woods, Oxenfree e Mutazione são os três trabalhos que o diretor do jogo menciona como títulos semelhantes. Ele não tem nada contra Disco Elysium, ele insiste, mas quer deixar claro que Pentiment não é jogado da mesma forma que aquele aclamado videogame. Com isso ele quer dizer que a faceta do RPG é bem mais leve e que apostará mais na narrativa ramificada.
Chegando ao Xbox Series X/S , Xbox One e PC em novembro deste ano, Pentiment nos levará a uma jornada narrativa pelos olhos do artista e viajante Andreas Maler durante um período de grande agitação social. Sua duração estimada será entre 15 e 20 horas, conforme confirmado pelo próprio diretor do jogo.