Foi relatado no início desta semana pelo Video Games Chronicle que a desenvolvedora do Perfect Dark, The Initiative, estava tendo problemas com a rotatividade de funcionários, e agora algumas informações do Windows Central talvez tenham esclarecido mais sobre os problemas.
De acordo com Jez Corden, do Windows Central, a possível razão para as saídas decorre de um “grande desacordo” que a equipe teve sobre como fazer o novo Perfect Dark, o que resultou em duas escolas de pensamento:
“Fui informado de fontes que não posso mencionar, fontes confiáveis, devo acrescentar, que basicamente havia um grande desacordo sobre como proceder com Perfect Dark. A forma como The Initiative foi montada foi quase em um tipo único de formato de estúdio. Não quero dizer uma estrutura plana, mas eles construíram para tentar explorar uma maneira diferente de fazer um estúdio de jogos. Anti-crunch, o que é ótimo, e uma estrutura de processo de desenvolvimento mais democrática.
O problema com isso é que surgiram duas escolas de pensamento sobre como desenvolver Perfect Dark. Um deles era, contratamos as pessoas, a outra escola de pensamento era, continuamos pequenos e construímos jogos de nível de alta qualidade, mas por causa do hype em torno do estúdio, não acho que a Microsoft queria deixar o The Initiative seja esse tipo de estúdio menor… Esse conflito entre as duas escolas de pensamento parece ter resultado em muito do que vemos como saídas agora.”
Além disso, a VGC conversou com vários ex-funcionários no início desta semana sobre a situação na The Initiative, que supostamente “atribuiu a onda de saídas à frustração entre os talentos seniores sobre a direção do projeto estabelecido pelo [chefe do estúdio] Darrell Gallagher e diretor do jogo Daniel Neuburger (que deixou a empresa no mês passado).”
A VGC diz que ouviu que a “hierarquia de desenvolvimento [era] muito ‘de cima para baixo'” e isso significava que “muitos [ex] membros da equipe sênior ficaram frustrados com essa percepção de falta de autonomia e não se sentiram ouvidos em questões-chave, como prioridades de desenvolvimento, planejamento de projetos e formação de equipes.” As fontes do site dizem que a introdução do Crystal Dynamics no projeto pode ter desencadeado uma “reinicialização suave efetiva”, e o CD pode estar liderando o desenvolvimento.
“As fontes da VGC concordaram que ficariam surpresas se a introdução da Crystal Dynamics, combinada com as saídas significativas da equipe principal, não tivesse desencadeado uma reinicialização suave efetiva de Perfect Dark e que provavelmente ainda estava a anos do lançamento.”
Enquanto isso, voltando a Jez Corden no Windows Central, ele aconselhou no último podcast do Windows Central Gaming que, apesar dos problemas, ele “pessoalmente não está preocupado com o Perfect Dark agora”, pois acredita que a equipe agora tem uma visão trabalhando em direção a um objetivo comum, embora tenha sido confuso até este ponto.
Vamos torcer para que The Initiative e Crystal Dynamics possam encontrar uma maneira de transformar essa impressão negativa em um jogo realmente ótimo quando Perfect Dark finalmente surgir em cena, mas podemos ter alguns anos para esperar até esse ponto.
Quais são seus pensamentos sobre tudo isso? Deixe-nos saber para baixo na seção de comentários abaixo.