A maior história da indústria de jogos em 2021 tem que ser o anúncio da aquisição da Bethesda pela Microsoft por sete bilhões e meio de dólares em dinheiro, que pegou quase todos de surpresa quando foi anunciado em 21 de setembro de 2020. Foi uma bomba que chocou todos do mundo gamer.
Claro, o negócio ainda está passando por fases regulatórias, mas em uma recente entrevista em vídeo com o podcast do Major Nelson (episódio 728), o chefe de jogos da Microsoft, Phil Spencer, forneceu uma atualização afirmando que tudo está no caminho certo para ser concluído este ano. Spencer também disse que está muito animado com o negócio, já que, por exemplo, a capacidade de RPG do Xbox Game Studios será enorme.
Quando chegou o momento em que eles estavam pensando em se tornar potencialmente parte de uma empresa maior, ser vendido, fiquei feliz por fazer parte da conversa que eles estavam dispostos a ter e isso realmente significa algo para mim que eles se inscreveriam para se tornar parte do Xbox.
2021 é quando teremos a aprovação final, me sinto muito bem com isso, está tudo nos trilhos. Vamos começar então a realmente obter parte do planejamento que podemos fazer com eles, agora estamos muito distantes enquanto eles continuam a fazer o trabalho que estão fazendo, pois ainda não os possuímos.
A outra coisa que direi é o compromisso que a empresa, a Microsoft, nos deu quando introduzimos a ideia na CEO Satya Nadella e na CFO Amy Hood, quando dissemos ‘Temos essa ideia …’ Nosso negócio está indo bem, estamos administrando um negócio lucrativo e em crescimento. Eles acreditam muito [no Xbox].
Quer dizer, só o fato de passarmos por uma aquisição desse porte. Naquela segunda-feira anunciamos que não consegui dormir no domingo à noite, estava nervoso, estava ansioso, estava animado, tinha todas as emoções. Então, ficamos quietos, foi muito legal ver as reações dos fãs do Xbox e, provavelmente, o mais importante para mim agora, as equipes da Bethesda, porque essas equipes serão muito, muito críticas para o nosso progresso no futuro.
Notícias empolgantes. Mal posso esperar para fechar para que possamos começar a trabalhar como uma empresa. Estou incrivelmente animado com Starfield e muitas outras coisas, algumas anunciadas e outras não anunciadas, em que estão trabalhando.
Só acho que eles serão uma adição incrível aos nossos estúdios. Quando penso em nossas capacidades de RPG com Obsidian, inXile, com o que Playgrounds está fazendo, com o que a Bethesda pode fazer, é uma capacidade enorme. E também para capacidade de FPS, com id Software e 343 … Ele simplesmente dobra o tamanho de nossos estúdios dirty part quando a Bethesda se juntar. Estou entusiasmado com 2021 e a Bethesda é uma parte extremamente importante disso.
Neste ano, a Bethesda lançará Deathloop (recentemente marcado para 21 de maio) e Ghostwire Tokyo da Arkane Studios e Tango GameWorks, embora ironicamente esses dois jogos não estarão disponíveis no Xbox a princípio por causa de um acordo prévio de exclusividade temporária com a Sony.
Dito isso, o maior novo título vindo da Bethesda em 2021 deve ser Starfield. Será o primeiro novo IP feito pela BGS em vinte e cinco anos, apresentando uma configuração Sci-Fi totalmente nova e a maior revisão do Creation Engine até então. Para ser claro, a Bethesda não se comprometeu totalmente a lançar Starfield este ano, mas sua cadência de desenvolvimento de três anos e rumores recentes sugerem que o jogo estará disponível no próximo em data similar ao de Halo Infinite.