A edição de 2024 do GDC acaba de acontecer, e o chefe do Xbox, Phil Spencer, esteve presente na conferência para falar sobre jogos, como de costume. Sua presença gerou um bate-papo aprofundado com o outlet Polygon – onde o chefe falou sobre o futuro do Xbox e sua estratégia exclusiva.
Como todos sabemos agora, a Microsoft abriu a porta para que os exclusivos do Xbox passassem para outras plataformas de console – com quatro títulos já confirmados para mudar em vários estágios este ano. Embora a mudança tenha trazido seu quinhão de escrutínio, Phil acredita sinceramente que é a decisão certa para o futuro do Xbox.
“Eu direi que cada decisão que tomamos hoje e amanhã é para melhor para o Xbox,
Eu sei que às vezes as coisas são transformadas em armas, que há algum mal por trás que nos leva a fazer coisas – ‘Phil odeia exclusividades e é por isso que somos como PlayStation e Switch agora .’ Cada decisão que tomamos visa tornar o Xbox mais forte no longo prazo. Isso não significa que todos concordarão com todas as decisões que tomarmos. Mas é fundamental para a forma como tomamos decisões.”
Claramente, a Equipe Verde quer abrir a plataforma Xbox de várias maneiras diferentes. Esse mesmo bate-papo trouxe discussões sobre o desejo da Microsoft de que outras lojas aparecessem nos consoles Xbox – outra maneira de tornar sua plataforma de jogos uma experiência mais aberta para todos. Nada está confirmado a esse respeito, mas adicionar outras lojas digitais é algo a que Phil estaria aberto.