Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft, foi um dos primeiros a se despedir publicamente de Jim Ryan após o anúncio de que ele deixará seu cargo de presidente e CEO da SIE em março de 2024, com Hiroki Totoki se juntando a ele na gestão do transição para um novo CEO.
As palavras de Spencer demonstraram grande desenvoltura institucional, considerando os conflitos que existiram entre os dois em torno da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
Spencer: “Jim Ryan fez grandes contribuições para a nossa indústria e tem sido um forte líder para o PlayStation. Desejo a ele o melhor no que ele faz. Obrigado por tudo que você fez pela comunidade nos últimos trinta anos, Jim.”
Jim Ryan has been a great contributor to our industry and a fierce leader for PlayStation. I wish him the best in what he does next. Thank you for all you’ve done for the community over the last 30 years, Jim.
— Phil Spencer (@XboxP3) September 28, 2023
Uma despedida inesperada
A despedida de Ryan do mundo PlayStation veio de forma inesperada, considerando os resultados alcançados pela plataforma sob sua direção. É preciso dizer que ultimamente a sua figura tem sido abalada por vários acontecimentos que poderiam ter levado à decisão de se aposentar, em primeiro lugar a derrota na frente da Activision Blizzard, com a PlayStation tendo obtido um acordo pior para a série Call of Duty após a oposição feroz de Ryan ao acordo.
Ainda há muita incerteza sobre quem ocupará o lugar de Ryan, considerando que ele ainda estará no comando até março de 2024.