O metaverso tem sido um tema polêmico há algum tempo, mas não parece estar pronto para impactar o mercado no curto prazo. Até Phil Spencer – chefe do Xbox – se pronunciou sobre o assunto, explicando que não está impressionado com o que foi mostrado até agora, já que do seu ponto de vista são apenas jogos mal feitos.
Especificamente, Spencer falou durante o Wall Street Journal Live. Conforme relatado por Tom Warren do The Verge via Twitter, Spencer disse: “Hoje em dia [o metaverso] é um game mal trabalhado. Criar um metaverso que é como uma sala de estar não é a maneira que eu quero gastar meu tempo no mundo dos metaversos é que estamos numa fase inicial e que vai evoluir“.
Phil Spencer at WSJ Live on the metaverse:
"Today it's a poorly built video game. Building a metaverse that's like a living room is not how I want to spend my time. What I see in the metaverse world is that we're at the early stage and this will evolve."
— Tom Warren (@tomwarren) October 26, 2022
Em suma, o metaverso por enquanto está apenas em uma fase inicial, um protótipo do qual devemos evoluir.
Além disso, o conceito de metaverso ainda não está claro. Além das versões para imaginar o Ready Player One, por enquanto o metaverse é um ambiente virtual 3D onde você pode fazer reuniões (como foi na prática apresentado pelo Meta) ou um jogo inteiro como Fortnite onde você pode acompanhar shows e eventos completos (além de jogar) junto com amigos e outros jogadores, enquanto se veste com fantasias de várias franquias.
É difícil dizer exatamente quando o metaverso afetará as pessoas e os ganhos da Meta, mas no momento a empresa do Facebook está gastando bilhões e bilhões de dólares no metaverso.