De acordo com pessoal da VideoGamesChronicles, Phil Spencer, o chefe do Xbox, é a personalidade do ano 2020. Este é um prêmio certamente ligado à maneira como ele lançou o Xbox Series X/S, mas também à forma como ele assumiu a empresa e a transformou a marca após o desastre da gestão Don Mattrick.
Na verdade, durante 2020, os primeiros resultados de sua gestão começaram a ser vistos, que vieram após o lançamento com péssimo marketing do Xbox One que não aproveitou como deveria o sucesso do Xbox 360. Ao colocar o jogador e o software de volta no centro das políticas da Microsoft, Spencer esboçou uma estratégia que está começando a dar frutos.
Microsoft Flight Simulator é o primeiro jogo capaz de aproveitar ao máximo os servidores Azure, Fable e Perfect Dark são o resultado da expansão dos estúdios originais e a aquisição da Bethesda é a proverbial cereja no topo do bolo, o que tornará o catálogo especial da Xbox Game Studios.
Sem considerar que a grande mudança é ter alterado o foco da empresa de hardware para serviços, conforme seu DNA. O Game Pass é o modelo econômico que pode reescrever as regras do futuro, sendo conveniente para jogadores e desenvolvedores. Além disso, os Xbox Series S e X foram moldados com isso em mente: dois consoles projetados para garantir experiências ideais na sala de estar, mas potencialmente lado a lado com o PC e o celulares. A evolução do Project xCloud também é algo notável, e o serviço já está em testes no Brasil.
Um prêmio merecido, apesar de 2020 não ter sido um ano de apenas notícias boas já que tivemos o adiamento de Halo Infinite, mas devemos lembrar da COVID, que quase todos os estúdios tiveram seus projetos adiados, e outros que deveriam ter adiado mais um pouco como Cyberpunk 2077 e pagaram o preço por isso. Mas se existe uma empresa que pode se dar ao luxo de alguns erros sem ter repercussões econômicas, certamente é a Microsoft.
Apesar disso, Spencer sempre assumiu suas responsabilidades e se tornou novamente um ponto de referência para todo o mundo Xbox. Uma personalidade do nosso setor, o melhor de 2020 para VGC.
O que vocês acham?