A última edição da Weekly Famitsu incluiu uma entrevista com o chefe da Divisão Xbox da Microsoft, Phil Spencer, que forneceu muitas dicas sobre seu trabalho com desenvolvedores japoneses e o futuro da marca Xbox.
Spencer falou sobre o fato de que nos últimos anos ele viajou ao Japão muitas vezes para visitar muitas editoras. Ele está trabalhando de perto com muitos desenvolvedores japoneses. Eles deixam ele jogar os jogos antes do lançamento, e quando eles conversam com ele sobre seus objetivos, ele percebe que os títulos estão sendo construídos através da relação entre o detentor da plataforma e as editoras. Ele está ciente de que esse tipo de relacionamento é importante.
Falando sobre a recente aquisição de cinco estúdios anunciados na E3 2018, Spencer mencionou que os jogadores sempre querem jogar jogos superiores e, em particular, é óbvio que os títulos primários são importantes para uma plataforma. Ele encorajou os fãs a aguardarem um aumento nos excelentes jogos de first party.
Questionado sobre a próxima geração de consoles do Xbox sugeridos durante a conferência de imprensa da E3, Spencer explicou que o projeto foi iniciado com o jogador como foco central. Atualmente, dois bilhões de pessoas no mundo jogam em vários dispositivos, mas ele gostaria de fornecer uma experiência de jogo maravilhosa aos usuários, oferecendo o hardware mais potente e melhor para os jogadores do console. Spencer acredita que ele foi capaz de fazer isso com o Xbox One X, mas gostaria de melhorar ainda mais isso.
No passado, a Microsoft tem conversado com várias empresas de desenvolvimento de hardware e elas começaram a discutir que tipo de inovação é esperado na arquitetura no futuro. Olhando para o futuro, ele sabe que a resolução é importante. A taxa de quadros também é importante. A jornada para construir o novo hardware já começou e ele está constantemente pensando sobre as possibilidades.
Spencer também acha que investir em inteligência artificial será muito útil para tornar o mundo dos jogos e seus personagens mais vívidos. É possível simular como um jogo é jogado.
Sobre o streaming, enquanto dois bilhões de pessoas jogam em todo o mundo, muitas delas o fazem em dispositivos que não são consoles. Tentar vender a eles dois bilhões de consoles em vários lugares ao redor do mundo não é uma solução ideal. À medida que os smartphones e o PC se generalizam, a Spencer gostaria de oferecer-lhes jogos tão profundos e imersivos quanto os que você toca em consoles domésticos.
Spencer concluiu mencionando que é um prazer para ele dizer que os excelentes desenvolvedores do Japão estão apoiando o Xbox. Os gamers japoneses do Xbox poderão aproveitar ainda mais o conteúdo de seus criadores favoritos no futuro, por isso devem aguardar novos desenvolvimentos.