Com a compra da Activision pela Microsoft, o que muitos entusiastas pensam é nas grandes e quase infinitas possibilidades de reviver antigas franquias da Activision Blizzard que fizeram sucesso no passado. Guitar Hero, Crash Bandicoot, Tony Hawk’s Pro Skater e muito mais. Mas Phil Spencer tem sido claro e cauteloso, pois não quer abusar e desrespeitar os fãs destas sagas.
Durante conversa no Podcast Oficial do Xbox, Phil Spencer falou sobre o que planeja fazer com as franquias que adquiriu para o ecossistema Xbox. Segundo ele, é preciso ser “respeitoso” para revisitar jogos que são como tesouros para suas comunidades, por isso um simples remake ou sequência tem que ser feito com o cuidado que merecem.
A quantidade de franquias que temos hoje em portfólio é um tanto inspiradora. Sinto que temos que ser grandes guardiões do conteúdo que tocamos. São memórias de pessoas de diferentes plataformas, de diferentes décadas.
E quero ter certeza de que quando voltarmos e visitarmos algo, o faremos com toda a nossa capacidade, uma equipe motivada que quer trabalhar em algo e fazer a diferença, não apenas criar algo para ganho financeiro, ou criar algo para um anúncio de relações públicas e não entregar o produto.
Parte da ideia que Phil Spencer compartilha é poder “revisitar” franquias para lançar jogos aos poucos. Ou seja, não se emocionar e reviver tudo de uma vez, mas sim lidar com cada projeto com cautela.
Acho que fizemos um bom trabalho como Xbox, não acho que fizemos um bom trabalho olhando para nossas franquias e analisando-as. É sempre um equilíbrio entre o que você faz de novo e voltar e fazer algo.
Acho que com o Game Pass temos a capacidade de adquirir algumas franquias a cada ano e quase fazer uma ‘revisita’.
Além disso, comentaram que apoiarão os estúdios que tomarem a decisão de seguir um rumo de jogos clássicos. Ele tomou como exemplo e elogiou o trabalho da Bethesda com o desenvolvimento de Quake 2, considerando que reviver tesouros do passado é algo fundamental para a indústria.
Dentre as franquias, Phil Spencer lembrou de Hexen, Skylanders, Guitar Hero, Starcraft, Prototype, Pitfall, entre outros. Contudo, vai depender da vontade dos estúdios, eles que escolhem nas IPs que desejam reviver.