Phil Spencer fez uma análise implacável do setor AAA, que pode ser lida em um dos e-mails roubados

Phil Spencer, líder da divisão do Xbox.

Num dos e-mails que surgiram do julgamento que opôs a Microsoft à Comissão Federal de Comércio, Phil Spencer, o chefe do Xbox, fez uma análise verdadeiramente implacável do atual mercado AAA, observando todos os problemas que o caracterizam e como ele é. Desse modo, chegou a consluão que é cada vez menos sustentáveis, devido ao aumento dos custos de produção e à incapacidade de propor novas propriedades intelectuais.

Um mercado insustentável?

Spencer escreve a Satya Nadella, o CEO da Microsoft, explicando-lhe como funciona o mercado triple-A e como as grandes editoras estão todas em grandes dificuldades devido às diferentes condições que surgiram ao longo dos anos.

Vimos, portanto, um aumento na utilização de grandes propriedades intelectuais de terceiros para tentar reduzir os riscos (Star Wars com a EA, Homem-Aranha com a Sony, Avatar com a Ubisoft, etc.). Obviamente, essa mesma dinâmica também ocorreu em Hollywood, com a Netflix criando mais novas propriedades intelectuais do que qualquer outro estúdio de cinema.

Spencer explicou então que as grandes editoras AAA, partindo de uma posição de força derivada do domínio do mercado físico, terminaram num ciclo em que os seus balanços são formados pela maximização de cada novo lançamento das suas propriedades intelectuais existentes.

Neste novo mundo onde as editoras AAA perderam gradualmente o controle do público, as principais séries já não são criadas por elas. Claro, por séries de topo Spencer significa aquelas que têm um impacto real no público de massa, não aquelas que acabam sendo jogadas apenas por um punhado de jogadores principais: “Jogos como Fortnite, Roblox, Minecraft, Candy Crush, Clash Royale, DOTA2, etc. todos foram criados por estúdios independentes com total acesso à distribuição. No geral, na minha opinião, isto é bom para a indústria, mas coloca as grandes editoras AAA numa posição precária no futuro. As grandes editoras AAA estão aproveitando ao máximo suas melhores séries, mas estão lutando para repor seu portfólio de séries de sucesso; a maioria das grandes editoras AAA ainda colhe os benefícios das séries criadas há mais de 10 anos.”

É difícil culpá-lo. As grandes editoras estão cada vez mais focadas em propriedades intelectuais conhecidas para arriscar o mínimo possível, com players que por sua vez parecem não gostar muito de novidades. O resultado é um mercado concentrado em alguns grandes nomes, no qual todos os outros lutam para sobreviver e no qual, dadas as enormes vendas de alguns títulos, há encerramentos e despedimentos generalizados em toda a indústria.

De referir ainda que Spencer cita como modelos de sucesso séries muito populares no setor mobile ou com sistemas de monetização diferentes do clássico, portanto jogos como serviço, free-to-play, metaversos e similares. Na verdade, é nesses setores do mercado que se regista o maior crescimento nos últimos anos e é para lá que vão os maiores investimentos.

 

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