Phil Spencer lutou contra céticos da própria Microsoft para tornar o Xbox Game Pass uma realidade

Phil Spencer, líder do Xbox.

Um interessante artigo aprofundado no Outline é dedicado a Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, que lança luz sobre diferentes fases da carreira do novo CEO da Microsoft Gaming, explorando também alguns antecedentes sobre o design do Xbox Game Pass, um serviço que Spencer teve que defender fortemente em uma Microsoft inicialmente cética.

Spencer será homenageado pela Academy Of Interactive Arts & Sciences com o prestigioso Lifetime Achievement Award durante o próximo DICE Awards, e é por isso que esses artigos retrospectivos sobre a história do personagem em questão também surgem.

Tendo recentemente ascendido ao novo posto de CEO da Microsoft Gaming, função criada recentemente, muito do sucesso recente deve-se provavelmente ao sucesso do Xbox Game Pass, que no entanto não teve uma vida fácil no início.

De acordo com o que foi relatado no artigo Outline, em 2017 o grupo Xbox começou a interagir diretamente com o CEO da Microsoft: na época Satya Nadella havia acabado de assumir o comando da empresa e alguns meses depois Phil Spencer foi estabelecido como gerente do Xbox. Há algum tempo, Spencer vinha cultivando a ideia de uma “Netflix de videogames”, tentando aplicar a ideia de serviços e assinaturas em nuvem no campo dos videogames.

A Microsoft há muito fazia a transição do modelo padrão para assinaturas baseadas em nuvem com grande sucesso, mas a ideia de aplicá-lo aos jogos não foi fácil para muitos engolir. “Estamos apenas arranhando a superfície do que esse novo modelo pode oferecer à indústria”, disse Spencer na época, mas para conseguir propô-lo ao público ele teve que passar por uma fase de intensa discussão: “nas reuniões, a mesma equipe do Xbox apresentou continuamente argumentando para demonstrar como o Game Pass não poderia ter funcionar, incluindo a baixa participação das editoras ou a possibilidade de perda de lucros”, lembra Richard Irving, ex-integrante da equipe do Xbox.

No entanto, “Ele não aceitaria um não como resposta”, relata Irving de Spencer, “Ele sempre encontrou uma maneira de fazer funcionar”, talvez também graças ao que é considerado uma paciência incrível, como também referido por Sarah Bond: “Ele geralmente pensa nas coisas por um longo tempo, muitas vezes me incentiva a ser paciente”. Eventualmente, a recepção positiva veio durante um comício com vários líderes da Microsoft em 2018 em Washington, por meio de uma demonstração ao vivo de multiplayer via jogos na nuvem entre vários jogadores em diferentes plataformas ao redor do mundo.

Ao ver tudo isso funcionando fez com que convencesse que o Xbox Game Pass poderia ser lucrativo, além de ser benéfico aos consumidores. A nuvem ajudou a Phil Spencer conseguir fazer que este projeto se tornasse realidade e que a Microsoft apostasse no Xbox, inclusive comprando grandes editoras como a  Bethesda e Activision Blizzard.

 

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