O futuro dos jogos está sendo apostado por gigantes, inclusive Phil Spencer, chefe do Xbox, expressou sua opinião sobre o futuro dos jogos em nuvem. Você pode ouvir suas palavras no vídeo abaixo, compartilhado por Tom Warren via Twitter.
Bem, estas são as palavras de Phil Spencer, traduzidas: “Quando olhamos para o futuro, vemos um mundo em que os criadores de jogos serão capazes de construir jogos em nuvem primeiro. Eles pensarão primeiro em seus jogos na versão em nuvem com acesso quase ilimitado ao potencial do hardware disponível nos data centers e será capaz de dimensionar o potencial de seus jogos à vontade.”
Mas isso não foi tudo, Spencer continua: “Eles podem potencialmente acomodar centenas de milhares de jogadores em um jogo ou aproveitar várias CPUs e GPUs na nuvem para dar acesso a experiências que nenhum hardware local pode suportar.” É uma experiência que pode ser bastante ambiciosa.
Desse modo, a nuvem de acordo com Phil Spencer será o centro do mundo dos jogos e a prioridade dos desenvolvedores. A nuvem, porém, terá que dar uma vantagem real ao desenvolvimento e permitir a criação de jogos que não seriam possíveis com o hardware local. Isso significa que a visão da nuvem do Xbox não é uma alternativa aos jogos clássicos, não se trata apenas de ter exatamente a mesma experiência sem ter que comprar hardware de última geração.
Xbox chief Phil Spencer @xboxp3 really bullish about the future of cloud gaming. "When we look in the future, we see a world where game creators will natively be building cloud-based games first." Potential for games to host 100,000 players in the cloud etc pic.twitter.com/29w16t8GbM
— Tom Warren (@tomwarren) February 23, 2021
De acordo com o Xbox, os jogos em nuvem terão que ter uma identidade própria: por enquanto o xCloud está apenas no começo, mas é claro que há vários desenvolvimentos nos planos da Microsoft.
Esperando pelo futuro, que não sabemos se está tão distante, mas que ao menos o serviço xCloud já está sendo testado no Brasil desde novembro do ano passado, e neste ano sairá do formato preview e será lançado para todos os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate.