O chefe do Xbox, Phil Spencer, elogiou o controle DualSense do PlayStation 5 e sugeriu que ele poderia inspirar a Microsoft a adicionar recursos ao seu próprio controle. A Microsoft manteve um design familiar para seus pads Xbox Series X/S, fazendo apenas pequenas alterações em seu design e melhorias subjacentes. Em comparação, a Sony optou por redesenhar totalmente seu controle e o tornou mais parecido com o do Xbox com novos recursos, como feedback tátil e gatilhos adaptativos.
Falando como parte do Kinda Funny Gamescast, Spencer disse que o Xbox provavelmente não lançaria acessório importante feito sob medida, como headset de Realidade Virtual em um futuro próximo, mas sugeriu que um controle atualizado era muito mais provável de acontecer.
“Quando penso sobre nosso roteiro de hardware, realmente amo a evolução da equipe de Liz Hamren e o trabalho que eles fizeram”, disse ele.
“Definitivamente, estamos pensando em diferentes tipos de dispositivos que podem levar mais jogos a mais lugares. Provavelmente há algum trabalho que faremos no controle. Acho que a Sony fez um bom trabalho com o controledeles e olhamos para alguns deles e [achamos] que há coisas que devemos fazer.
“Mas [nós] provavelmente não estamos no lugar de acessórios mais customizados agora”, ele acrescentou. “Nós apenas olhamos o que acontece no Windows e em outros lugares e vemos se existe uma oportunidade única para nós. No momento, não acho que haja nada óbvio para mim. ”
No início deste ano, a Microsoft usou uma pesquisa de experiência do cliente para perguntar aos proprietários do Xbox Series X/S se eles gostariam de ver os recursos de controle do PlayStation disponibilizados para seus consoles.
Questionado especificamente sobre a probabilidade de o Xbox entrar no espaço de RV ou RA com seus próprios periféricos, Spencer disse ao Kinda Funny que isso “não é realmente” algo que estava planejando.
“Estamos observando o que acontece no PC”, disse ele. “No que se refere especificamente à realidade virtual, a melhor experiência que vi foi o Quest 2 e acho que sua capacidade de uso livre [e] fácil não exige que ele esteja conectado a um Xbox de forma alguma.
“Então, quando vejo um cenário como esse, penso no XCloud, penso na comunidade do Xbox Live, penso em outras coisas sobre como poderíamos trazer conteúdo para uma tela como essa. Quer façamos algo assim por meio de parcerias first parte ou de terceiros é uma espécie de segundo passo, para isso, pensamos que os jogos que temos atualmente e que podemos rodar em nossa plataforma funcionariam lá.
Falando em fevereiro de 2020, antes do lançamento do Xbox Series X|S, Spencer afirmou que a Microsoft não tinha planos de oferecer suporte a dispositivos VR com o console.
Meses antes, o executivo atraiu críticas com comentários que fez sobre a realidade virtual, que alguns perceberam como desprezo pela tecnologia. Ele chamou a RV de um formato relativamente nicho e “isolado” que não se encaixa em sua visão de jogos como um passatempo “comunitário”.
O chefe do Xbox posteriormente esclareceu seus comentários, afirmando que ele ‘adora’ que a indústria de jogos seja pioneira em diferentes campos, enquanto notou que a RV “simplesmente não é o nosso foco”.