Durante sua entrevista ao Windows Central, Phil Spencer discutiu vários tópicos. Se a questão do Xbox Game Pass em outros consoles e o retorno de licenças icônicas foi esclarecida, ele também foi questionado sobre o status do Xbox Game Pass Friends & Family (Plano Família), uma oferta testada em alguns países antes de ser encerrado em agosto deste ano.
“Existe um roteiro para o Plano Família Xbox”
Se o Xbox Game Pass Friends & Family não significa nada para você, era uma oferta que permitia que cinco pessoas aproveitassem o Xbox Game Pass a uma taxa reduzida, compartilhando a assinatura. Lançado em versão prévia em oito países (Irlanda, Colômbia, Chile, Hungria, Suécia, África do Sul, Israel e Nova Zelândia), parou em 15 de agosto de 2023 e não deu nenhum sinal de vida desde então.
Questionado sobre o assunto, o patrão da Xbox indicou que existia de fato um “roteiro” para o Plano Família Xbox, explicando que o plano foi colocado no mercado para aprender:
Sim, existe um roteiro para o Plano Família Xbox. Colocamos no mercado para aprender. É importante para nós e para todos entendermos que o Game Pass é alimentado principalmente por conteúdo de nossos parceiros. Sim, colocamos nossos primeiros jogos do primeiro dia em serviço e acho que isso é uma parte importante da nossa equação.
Mas também precisamos continuar a construir um serviço que funcione para os criadores que estão migrando para o Xbox Game Pass. Então fazemos testes, olhamos o que está acontecendo no mercado, compartilhamos esses dados com nossos parceiros.
A Microsoft busca agregar valor à sua oferta para jogadores, ao mesmo tempo em que cria um serviço que funcione para criadores que estão migrando para o Xbox Game Pass:
Precisamos encontrar uma proposta de custo benefício para criadores e jogadores, para que todos se beneficiem. Foi isso que conseguimos fazer com a estrutura do Game Pass.
Continuaremos buscando maneiras de agregar valor a mais clientes e, ao mesmo tempo, tornar este um excelente serviço para os criadores.
O Plano Família Xbox deverá, portanto, renascer das cinzas quando a Microsoft conseguir encontrar um modelo que irá encantar jogadores e criadores.
Poder compartilhar sua assinatura do Xbox Game Pass com amigos e familiares é obviamente uma grande vantagem para os jogadores, mas imaginamos que também seja uma perda de lucro para a empresa que já tem uma oferta bastante agressiva com o lançamento de todos os seus jogos diretamente no serviço.