A Sony refere-se à Microsoft e à Nintendo como inferiores em pedidos de patentes – e tem sido por (pelo menos) mais de uma década! A questão pode ser um tanto polêmica.
Uma patente recém-publicada da Sony descreve os “consoles de entretenimento doméstico” da Microsoft e da Nintendo como “inferiores” aos seus próprios produtos, como a GameRant descobriu.
Florian Müller continuou sua pesquisa e lidou extensivamente com o tema. Ele descobriu e provou com inúmeras entradas que a Sony vem denegrindo a Microsoft e a Nintendo como “fabricantes inferiores” de consoles de videogame em vários pedidos de patente há mais de uma década.
Dezenas de exemplos foram listados desde 2011, provando que esta é uma prática de longa data da Sony. Repetidas vezes, a Sony menciona “outros fabricantes, embora inferiores” em relação aos consoles de videogame concorrentes nas patentes.
Florian Müller relata:
“É costumeiro e legítimo explicar em pedidos de patente por que a invenção reivindicada é superior ao estado da técnica (ou seja, a tecnologia existente no momento do pedido de patente). Neste contexto, não é errado discutir certas desvantagens técnicas (por exemplo, menor potência, maior consumo de energia, maiores requisitos de memória) de certas invenções anteriores.
“Mas chamar os concorrentes de ‘inferiores’ em geral é infundado, estúpido, infantil e pouco profissional. Mesmo que esses fabricantes fossem inferiores, isso não significaria que a invenção que uma determinada patente da Sony pretende descrever – aqui um “controlador universal” – seja, por definição, inovadora e digna de proteção de patente.
“A Sony é obviamente o tipo de cliente que muitos advogados de patentes querem. Se uma pequena empresa fosse aos mesmos advogados de patentes e lhes pedisse para apresentar especificações de patentes contendo uma passagem tão flagrante, a maioria dos advogados de patentes se recusaria a colocar seu nome nela.
“Se a Sony quiser fazer publicidade comparativa, pode fazê-lo em outro lugar. Os jogadores não basearão suas decisões de compra no texto que a Sony usa em seus pedidos de patentes.”
[…]
“A lista mostra que a Sony vem fazendo isso sistematicamente há mais de uma década. Isso não tem nada a ver com orgulho inventivo. É apenas estúpido.”