O grupo de hackers fail0verflow, já conhecido por quebrar as medidas de segurança do PS3 em 2010, publicou um tweet para mostrar que havia encontrado a chave raiz do PS5, acompanhada da mensagem “outro morde a poeira”. Na verdade, o PS5 foi hackeado, já que as chaves raiz são o primeiro passo na criação de um firmware customizado e, consequentemente, um homebrew/pirataria.
A descoberta foi confirmada em um tweet posterior, no qual fail0verflow afirmou ter todas as chaves de raiz simétricas do PS5, obtidas diretamente do software com um pouco de paciência.
Translation: We got all (symmetric) ps5 root keys. They can all be obtained from software – including per-console root key, if you look hard enough! https://t.co/ulbq4LOWW0
— fail0verflow (@fail0verflow) November 8, 2021
Porém, a descoberta das chaves raiz não significa que a segurança do PS5 já esteja comprometida, pois ainda há um longo caminho a percorrer. Dito isso, os hackers agora serão capazes de descriptografar arquivos criptografados, incluindo firmware, e fazer a engenharia reversa deles, procurando por falhas para explorar para executar seu código no console. De acordo com o fail0verflow, não será fácil para a Sony fechar o buraco que se abriu com uma atualização do sistema. Veremos como a multinacional japonesa reage.
Enquanto isso, o hacker Andy Nguyen postou um tweet no qual ele mostrou que era capaz de ativar as funções de depuração do PS5 em uma máquina de varejo. No entanto, ele especificou que não pretende explicar como conseguiu fazer isso, então não vá perguntar a ele.