De acordo com Richard Leadbetter da Digital Foundry, o PlayStation 6 e o próximo Xbox podem não ter o dobro da RAM dos videogames da geração atual (atualmente 16 GB), porque podem ser essencialmente inúteis.
Leadbetter recentemente deu sua opinião sobre a quantidade de RAM esperada para consoles de nova geração. Ele não acha que será o dobro dos 16 GB do PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
As soluções técnicas baseadas no armazenamento e no uso de software já deram um salto geracional na atual geração de consoles e provavelmente continuarão a ter peso na próxima geração, tornando menos necessária uma grande quantidade de RAM.
Falando sobre a quantidade de RAM que o PlayStation 6 e o próximo Xbox podem precisar, Alexander Battaglia da Digital Foundry fez algumas observações interessantes, apontando que existe uma limitação de fabricação que limita a quantidade de VRAM realmente necessária.
Preencher os 16 GB de RAM dos consoles da geração atual exige um trabalho enorme, e para preenchê-los mais desenvolvedores teriam que optar, por exemplo, por soluções estáticas caracterizadas por efeitos especiais únicos que aparecem apenas uma vez durante o jogo.
Battaglia argumenta que estamos chegando a um ponto de estagnação que poderá durar uma década, onde os desenvolvedores terão que descobrir quanta VRAM será necessária além de um certo ponto, e o desenvolvimento também mudará substancialmente, já que mais soluções processuais limitarão a quantidade de VRAM realmente necessária.
Obviamente, isso é principalmente especulação, mas ainda vindo de pessoas extremamente conhecedoras em termos de console e hardware de computador. Também levará anos até que descubramos algo oficial sobre as próximas plataformas. Por enquanto, pensa-se que o PS6 e o próximo Xbox chegarão em 2028, pelo menos de acordo com as estimativas da Microsoft que surgiram no ano passado.