A Sony lançou recentemente um novo relatório financeiro através do qual revelou várias informações sobre o PlayStation. Entre os vários slides do documento, há um que mostra que o PlayStation é a “marca de jogos mais forte”, acima da marca “vermelha” e da marca “verde”. Obviamente, estamos falando de Nintendo e Xbox, mesmo que os nomes das duas empresas não tenham sido usados.
O gráfico, que você pode ver logo abaixo, mostra esses “dados” desde o primeiro trimestre do ano fiscal de 2018 até o último trimestre do ano fiscal de 2022 (ou seja, aquele que terminou em março de 2023). A PlayStation, de acordo com a PlayStation, está consistentemente à frente das outras duas marcas. Um pico ocorreu em torno do lançamento do PS5.
Os dados, conforme indicado, são baseados na porcentagem de entrevistados que indicaram que o “ímpeto” da marca foi positivo. Podemos considerar esta recolha de dados, obviamente pouco exaustiva, como uma espécie de análise da opinião pública. A ideia, portanto, é que a PlayStation seja a marca vista de forma mais positiva.
Claramente uma análise feita por uma empresa não é a melhor forma de analisar os resultados da própria empresa. Não podemos afirmar que este gráfico represente a situação de forma objetiva, visto que não foi realizado por uma entidade independente mas sim pela própria Sony PlayStation.
De qualquer forma, é isso que a Sony pensa. Com a Microsoft afirmando que não pode superar o PlayStation e a Nintendo mesmo com grandes jogos, no entanto, também é importante observar como as empresas se apresentam ao mercado e quais reivindicações elas exploram a seu favor.
No caso do PlayStation, afirmar ser a melhor empresa de videogames.