PlayStation e Xbox perderam a possibilidade de aquisição dos IPs Legacy of Kain, Tomb Raider e Deus Ex, bem como inúmeras outras propriedades intelectuais da Crystal Dynamics, Eidos Montreal e Square Enix Montreal, ou seja, os estúdios adquiridos por apenas US$ 300 milhões do Embracer Group.
Inacreditável, isso é o que muitos fãs provavelmente pensaram depois de ler as notícias da aquisição da Crystal Dynamics, Eidos Montreal e seus IPs. Por que a Sony e a Microsoft ficaram paradas e assistiram?
Considerando que a Sony PlayStation comprou recentemente a Bungie por US$ 3,6 bilhões e principalmente que a Microsoft comprou a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, é natural se perguntar o que passou pela cabeça das duas empresas.
Quais poderiam ter sido os motivos que os levaram a recusar um investimento de apenas 300 milhões de dólares, o que lhes permitiria levar para casa algumas das propriedades intelectuais mais emblemáticas de todos os tempos? Sabemos por que a Square Enix vendeu a Crystal Dynamics e a Eidos Montreal, e também sabemos que a editora estava notoriamente procurando um comprador para seus ativos ocidentais, que por vários anos não conseguiram produzir os sucessos esperados.
Bem, parece que o Embracer Group foi a única, ou pelo menos a primeira empresa a garantir uma transação rápida e um pagamento integral para esta aquisição, que será finalizada dentro de alguns meses, entre julho e setembro de 2022. E dizer isso para garantir que marcas como Tomb Raider, Deus Ex assim como o icônico Legacy of Kain e muitas outras (falando também de Sleeping Dogs) teriam feito a felicidade de qualquer produtor que procurasse jogos single player baseados em narrativas de ótima qualidade.
A Sony, deste ponto de vista, está apostando mais em jogos como serviço e parece que não quer mais investir em jogos single player. Por outro lado, Tomb Raider no potifólio da Microsoft para o Xbox pareceria bem interessante, certo? Além de que esta quantidade de dinheiro é muito pouco para uma empresa trilionária.
Particularmente, ao menos pelas informações preliminares, a Microsoft não ter adquirido porque a Square Enix queria dinheiro rápido para agora, para investimentos rápidos e a empresa está em processo de aquisição da Activision Blizzard, um processo bastante complicado e que se ela comprasse os estúdios ocidentais da Square Enix poderia prejudicar esta grande compra.
Em suma, a aquisição da Crystal Dynamics e da Eidos Montreal aparentemente pelo Embracer Group representa em nossa opinião uma oportunidade sensacionalmente perdida para o PlayStation e para o Xbox, que mostrou que pode contar com enormes recursos econômicos e mais do que qualquer outra pessoa teria ganhado de tal operação.
A boa notícia é que os diversos Tomb Raider, Deus Ex e o eventual retorno de outras marcas clássicas não estarão atrelados a dinâmicas de exclusividade. Segue o jogo!