PlayStation está começando a sentir a dor da aquisição da Bethesda pela Microsoft

Em 2021, a Microsoft adquiriu a ZeniMax Media, empresa-mãe da editora Bethesda de Elder Scrolls. O impacto desta aquisição que abalou a indústria fez parte da estratégia da Microsoft para reforçar sua linha de jogos Xbox originais, bem como adquirir conteúdo para seu serviço de assinatura Xbox Game Pass. Isso também ajudaria a Microsoft a competir melhor com o PlayStation no quesito exclusividade. E embora tenha demorado alguns anos, o PlayStation está finalmente sentindo a dor da aquisição da Bethesda pela Microsoft.

Os primeiros dias da aquisição da Bethesda pela Microsoft não tiveram muito impacto no PlayStation. Na verdade, acordos pré-existentes levaram a Microsoft a lançar alguns jogos publicados pela Bethesda como exclusividades cronometradas do PS5 após a aquisição. Isso incluiu Deathloop, um jogo de tiro em primeira pessoa da Arkane aclamado pela crítica, dando ao PS5 uma grande vantagem sobre o Xbox da Microsoft. Deathloop foi seguido por Ghostwire: Tokyo, que não recebeu o mesmo nível de aclamação da crítica, mas ainda assim foi um lançamento notável, já que veio de Resident Evilcriador Shinji Mikami e Tango Gameworks – não amado pela crítica, mas amafo pelos usuários. Ambos os jogos foram exclusivos do console PlayStation 5 por um ano inteiro, embora eventualmente tenham chegado ao Xbox e ao serviço Game Pass.

Com os compromissos de trazer Deathloop e Ghostwire: Tokyo para PS5 fora do caminho, o próximo título publicado pela Bethesda estava preparado para ser lançado como exclusivo do console Xbox, ignorando totalmente o PlayStation. Esse jogo foi Hi-Fi Rush, um jogo  ritimico que foi um enorme sucesso e algo muito diferente do que a Tango já vez. Outro jogo, desta vez lançado prematuramente, Redfall da Arkane, teve bastante entusiasmo antes do lançamento, dado seu status de jogo original para Xbox. Infelizmente, Redfall ficou muito aquém das expectativas, recebendo críticas em sua maioria negativas dos críticos e se destacando como um dos jogos de menor audiência já publicados pela Bethesda.

O fracasso de Redfall garantiu que o PlayStation ainda não sentisse a dor da aquisição da Bethesda pela Microsoft, mesmo dois anos depois de ter acontecido. Hi-Fi que teria começado este movimento, mas timidamente já que era um novo IP de um estúdio acostumado com terror. Até aquele ponto, a aquisição da Bethesda pela Microsoft não representou quase nada de negativo para o PlayStation. O PS5 ganhou Deathloop e Ghostwire um ano antes do Xbox, e o exclusivo Redfall do Xbox foi um fracasso. No entanto, a primeira grande vitória da Microsoft com a aquisição da Bethesda veio alguns meses após o lançamento de Redfall, com o lançamento do enorme RPG de ficção científica de mundo aberto Starfield.

 

Embora certamente tenha seus detratores, as análises de Starfield foram amplamente positivas, com o jogo sendo elogiado por traduzir com sucesso o estilo de jogo de mundo aberto encontrado em The Elder Scrolls e Fallout para um cenário espacial. No entanto, Starfield não recebeu apenas muitos elogios da crítica. O jogo também obteve fortes vendas, com Starfield provando ser um vendedor de consoles para  Xbox em algumas regiões. Seu status de jogo Xbox Game Pass de primeiro dia torna provável que também tenha ajudado a trazer novos jogadores para essa plataforma, tornando Starfield uma vitória geral para a marca Xbox e o primeiro grande golpe para o PlayStation com a aquisição da Bethesda.

Os futuros jogos publicados pela Bethesda seguirão o exemplo de Starfield e ignorarão o PlayStation, portanto o impacto da aquisição da Bethesda pela Microsoft só aumentará com o tempo. Os próximos jogos, como o novo jogo Indiana Jones do estúdio MachineGames da Bethesda , serão exclusivos do Xbox, sem mencionar The Elder Scrolls 6. The Elder Scrolls 6 é facilmente um dos jogos mais esperados atualmente em desenvolvimento, e o fato de que provavelmente está ignorando o PlayStation será um golpe significativo sempre que o jogo finalmente for lançado.

Além do mais jogos como Deathloop já saíram dos serviços de assintura do Playstation, e irão ficar para sempre no Xbox Game Pass. Títulos da Bethesda já começaram a cumprir seus contratos e saíram de la.

The Elder Scrolls 6 provavelmente está ignorando o PlayStation

A boa notícia para o PlayStation é que The Elder Scrolls 6 não será lançado tão cedo. Afinal, a Bethesda acaba de lançar Starfield e planeja apoiar o RPG de ficção científica de mundo aberto por algum tempo, com pelo menos duas grandes expansões a caminho. Documentos judiciais vazados sugerem que o primeiro lançamento de The Elder Scrolls 6 será em 2026, mas isso parece bastante otimista. O cenário mais provável é que The Elder Scrolls 6 seja lançado próximo ao final da década, talvez até mesmo para o console Xbox da próxima geração.

A aquisição da Bethesda pelo Xbox está finalmente tendo um impacto no PlayStation, e é possível que algo semelhante aconteça com a aquisição da Activision Blizzard pela empresa. Com os principais obstáculos superados, espera-se que a Microsoft feche seu acordo para adquirir a editora Call of Duty em breve. Algo que impedirá que essa aquisição recorde tenha um impacto tão imediato é que a Microsoft concordou em manter Call of Duty no PlayStation pelo menos pelos próximos 10 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *