O PlayStation Plus removerá 22 jogos do seu catálogo clássico no próximo mês, um evento cíclico para o serviço de assinatura mensal. Mas, embora seja esperado que certos jogos sejam removidos de serviços pagos como o Xbox Game Pass, há algo particularmente frustrante no que está sendo removido do PlayStation Plus desta vez. E isso mais uma vez destaca uma desvantagem insidiosa do ecossistema da Sony, à qual tanto a Nintendo quanto o Xbox têm tido uma abordagem muito melhor.
Resistance: Fall of Man, de 2006, e Resistance 2, de 2008, dois jogos clássicos do PlayStation 3 que podem ser jogados via streaming na nuvem no PlayStation 5, não farão mais parte do PS Plus Extra e Premium a partir de 20 de maio de 2025. Ambos são jogos publicados pela própria equipe por trás dos maiores exclusivos do PS5 e, por algum motivo, não há como jogar algumas de suas obras mais importantes em hardware moderno.
Esta não é a primeira vez que isso acontece. Em 2022, quando a PlayStation encerrou a primeira iteração de seu serviço de streaming em nuvem PlayStation Now, removeu a única maneira de desfrutar de certos exclusivos do PS3, como Metal Gear Solid 4, sem possuir o hardware e o jogo originais. Isso também significou que alguns jogos fantásticos daquele período na história da Sony, desde os jogos Infamous até títulos mais específicos como Killzone 2 e a série Motorstorm, desapareceram.
É decepcionante ver como o PlayStation está lidando com certas partes de seu legado em hardware moderno, especialmente quando seus concorrentes fizeram o oposto.
Metal Gear Solid 4 continua injogável para a grande maioria dos jogadores desde que a Sony encerrou seu serviço PlayStation Now. Em 2017, a Microsoft se comprometeu a tornar o máximo possível de jogos originais do Xbox e do Xbox 360 retrocompatíveis com o Xbox One. Esse recurso rendeu muita boa vontade quando eles mais precisavam. O compromisso, mais tarde, aumentaria o valor do Series X, já que os clientes presos ao seu ecossistema por mais de duas décadas tinham ainda mais motivos para permanecer nele. Considere a fluidez do Smart Delivery e é fácil entender por que valeu a pena o esforço.
E embora a Nintendo tenha frequentemente limpado o jogo no que diz respeito a jogos digitais (jogos de DSiWare, cartuchos de jogos de 3DS e jogos de Wii-U não eram compatíveis com seus sucessores), ela fez um esforço notável para manter a continuidade entre todos os seus títulos, começando com o superpopular Switch. Mesmo que a retrocompatibilidade do Switch 2 não seja perfeita, há pelo menos uma tentativa de manter a impressionante biblioteca do Switch viva de alguma forma no novo hardware.
E, claro, a empresa fez um ótimo trabalho ao disponibilizar seus clássicos mais antigos através do Nintendo Switch Online, que, nesta semana, vem recebendo novidades que valem o preço de renovação.
Assim como a Nintendo, a PlayStation começou do zero com o PlayStation 4. O PS5 rodava a maior parte da biblioteca do PS4 desde o lançamento, com alguns bônus de desempenho. Mas a Sony não se empenhou tanto em tornar seu vasto acervo do passado facilmente acessível. Foi só no ano passado que jogos selecionados do PlayStation 2 finalmente ficaram disponíveis para compra na loja online do PS5. Enquanto isso, os jogos do PS1 estrearam na PS Plus há dois anos.
Há vários fatores em jogo. Muitos desenvolvedores da época falavam abertamente sobre a dificuldade de criar jogos para o hardware proprietário do PS3. Por mais poderoso que fosse, sua arquitetura não era ótima para portar jogos de PC (ao contrário do hardware baseado em DirectX do Xbox 360). Mesmo hoje, emular esses jogos perfeitamente exige um pouco mais de esforço.
Então, quando surge uma solução perfeita para tornar esses jogos jogáveis via streaming, me intriga o motivo pelo qual a PlayStation removeria essa funcionalidade do serviço em vez de expandi-la. Não deve custar muito para eles manter esses jogos lá. A menos, é claro, que haja planos maiores em andamento . Mas o histórico da Sony não nos inspira muita confiança.
Embora o PS5 tenha sido um enorme sucesso para a Sony, eu gostaria que ela refletisse sobre como seus concorrentes tentaram preservar seus respectivos passados. Para jogadores cujas melhores memórias de jogos estão ligadas aos antigos jogos de PS2 e PS3, é uma pena que a Sony tenha pouco interesse em permitir que as pessoas revisitem esses títulos, já que tantos deles são tão bons quanto eles.