Se você esperava que o gigantesco fracasso do Concord pudesse levar o Playstation a abandonar o caminho dos videogames de jogos como serviço, certamente ficará desapontado com as últimas declarações do CEO Hermen Hulst.
Numa entrevista à Famitsu, traduzida pela PlayStation LifeStyle, o Co-CEO quis mais uma vez reiterar publicamente o compromisso da Sony em garantir jogos com suporte ao longo do tempo na PS5. Intenções que já tinham sido divulgadas poucas horas após a morte de Concord, mas também reiteradas publicamente tendo em vista o novo ano:
«[…] Uma coisa que permanece constante é o desejo das pessoas por grandes experiências de entretenimento, e a atenção aos games continua a crescer.
No entanto, isto criou concorrência e, tal como muitas outras empresas do setor, tivemos que fazer alterações na nossa empresa para uma base operacional mais sólida e sustentável.
No futuro, continuaremos a nos concentrar no desenvolvimento de jogos de serviço, juntamente com os títulos narrativos para um jogador que nossos jogadores desejam.”
Hermen Hulst também explica que a PlayStation aprendeu muito não apenas com o fracasso do Concord:
” Estamos aprendendo muito à medida que desenvolvemos nossa capacidade de desenvolver jogos de serviço de alta qualidade dentro da SIE.
Helldivers 2 atraiu muitos jogadores graças ao conteúdo contínuo ao longo do tempo e alcançou resultados que apoiam o potencial dos games como serviço.”
Alguém poderia argumentar, brincando, que Helldivers 2 conseguiu obter estes resultados “apesar” da Sony e não “graças” ao seu apoio, se pensarmos no desastre que aconteceu após a obrigação da PSN, na qual por um lado deu meia-volta mas, por outro lado, decidiu impor a todos os outros jogos para PC, mesmo os single player .
Estamos, portanto, particularmente curiosos para entender quais lições a Sony realmente aprendeu com o suporte de jogos como serviço, depois que o caso Concord ainda é uma ferida aberta para muitos desenvolvedores que foram demitidos.