Os últimos rumores vazados de documentos roubados durante o recente vazamento que atingiu a Insomniac Games, uma das maiores e mais importantes equipes do PlayStation Studios, reacenderam as discussões sobre a insustentabilidade cada vez mais óbvia dos jogos AAA no mercado atual e lançaram mais luz sobre aqueles quais são as razões da Sony para se voltar arrogantemente para o GaaS em busca de uma alternativa às produções faraônicas que agora se tornaram parte integrante da marca PlayStation.
Agora, graças ao vazamento mencionado, os holofotes estão voltados para a Sony, mas na realidade este é um problema de todo o mercado. Além disso, é agora bem sabido que os custos dos chamados jogos Triple A estão a aumentar de geração em geração, entre tempos de desenvolvimento cada vez mais longos e tecnologias cada vez mais caras, um crescimento que não é absolutamente proporcional ao do conjunto de potenciais consumidores. e, consequentemente, das receitas potenciais. Portanto, não é coincidência que novas IPs importantes sejam escassas e que o risco de um estúdio ser forçado a fechar as portas ou reduzir o número de funcionários ao primeiro passo em falso seja cada vez maior.
Isto desencadeou diversas estratégias por parte de grandes empresas mais ou menos conservadoras, como focar apenas em algumas marcas, mas lucrativas (ver Ubisoft com Assassin’s Creed), jogar pelo seguro alternando remakes com novas produções ( ver Capcom com Resident Evil ) ou tentando novos caminhos, como a Microsoft, que está investindo pesadamente em IA, nuvem e Game Pass.
Os jogos como serviços são realmente a solução?
A Sony, por sua vez, não pode ficar indiferente a este fenómeno, embora em alguns aspectos tenha cavado um pouco a sua própria cova ao propor ao longo dos anos jogos capazes de estabelecer novos padrões tecnológicos a cada vez e com elevados custos de desenvolvimento, como por exemplo o Marvel’s Spider- Man 2, tornando-os uma verdadeira marca registrada da marca PlayStation. Esta é uma estratégia que funcionou no passado e ainda funciona hoje, mas é claro que é necessária uma mudança de rumo e diversificação da sua oferta para torná-la sustentável.
Dentre as diversas opções disponíveis, a Sony escolheu talvez a mais perigosa, a do GaaS, e se lançou de cabeça, confirmando o desenvolvimento de pelo menos 12 títulos. Por um lado, é fácil entender o porquê: jogos como Fortnite, Overwatch, Call od Duty, GTA, Minecraft e assim por diante demonstram que um serviço de sucesso pode gerar receitas estelares, praticamente impossíveis de replicar com os jogos AAA tradicionais. No entanto, é também um mercado implacável e para cada título de sucesso há dezenas que falham meses após o lançamento ou antes mesmo de chegarem aos blocos iniciais.
Na verdade, estamos falando de jogos que exigem grandes investimentos antes e depois da publicação, um planejamento minucioso de conteúdo e que enfrentam um mercado selvagem, onde basta um erro para esvaziar os servidores e esforços incríveis para conquistar o interesse e a confiança dos jogadores.
É evidente que só o tempo dirá se a decisão da Sony será boa ou um desastre completo. Compreensivelmente, porém, muitos fãs têm dúvidas sobre o novo caminho que a empresa japonesa escolheu, seja pelo seu apego aos jogos single player, seja porque de momento os sinais que chegaram não foram sido positivo. Por exemplo, os anúncios de Concord e Fairgame$, dois dos primeiros GaaS feitos no PlayStation, foram recebidos de forma morna, The Last of Us Online foi cancelado e a Sony foi forçada a adiar metade dos jogos como serviços em produção por razões de qualidade. A Bungie, sua maior aquisição, está amedrontada nos corredores por conta de ondas de demissões e receio de perder sua independência. Jim Ryan, o chefe que arumou isso tudo, já está com os dias contados na empresa.
Aparemente, a Sony precisa de jogos como serviço e não tem o dinheiro que uma Microsoft tem ao comprar a Activision Blizzard. O que vocês acham?