Declarações e posições bastante peculiares continuam surgindo da Sony e da Microsoft em sua batalha pela aquisição da Activision Blizzard, neste caso com a casa do Xbox que parece ter sugerido ao concorrente inserir os jogos no primeiro dia no PlayStation Plus para torná-lo mais competitivo.
O conselho da Microsoft soa quase como uma provocação, mas vem em resposta às acusações da Sony de seu desejo de dominar o mercado de serviços por assinatura com ofertas impossíveis de igualar. Nesse sentido, a “sugestão” tem sua base lógica: em resposta às grandes preocupações manifestadas pela Sony sobre a possibilidade do Xbox Game Pass crescer demais, tornando-se praticamente imbatível se incluísse também jogos da Activision Blizzard (novamente no construção obviamente exagerada da empresa PlayStation, empenhada em demonstrar como a aquisição é uma ameaça ao mercado), a Microsoft propôs uma solução alinhada com a sua forma de gerir o serviço de subscrição.
“A Sony poderia, pelo menos, incluir jogos próprios e de terceiros com lançamento no primeiro dia no catálogo do PlayStation Plus”, diz a documentação enviada pela Microsoft ao CMA, recentemente divulgada pelo antitruste britânico.
É algo que a Sony já especificou que não quer fazer, porque segundo Jim Ryan diminuiria a qualidade dos jogos ao quebrar o “círculo virtuoso” garantido pelas grandes receitas obtidas com a venda de jogos full-price que permitem grandes investimentos em novos títulos a serem desenvolvidos.
No entanto, é efetivamente uma solução que facilmente aumentaria a oferta do PlayStation Plus, um serviço que registou uma quebra de 2 milhões de utilizadores desde que foi reorganizado com os três níveis progressivos. De qualquer forma, dificilmente a Sony o fará de forma regular, com o “conselho” da Microsoft que provavelmente permanecerá quase uma provocação, mas diz-se que a coisa não será adotada para produções consideradas “menores”.
Aliás, está bem claro que a Sony não tem intenção de investir tanto no PlayStation Plus quanto a Microsoft está fazendo no Xbox Game Pass, pois as duas empresas estão focadas em estratégias diferentes, então uma comparação direta nesse aspecto sempre será desequilibrada e assimétrico.