PlayStation aparentemente proíbe a revenda de jogos pelos usuários, independentemente de serem produtos físicos em disco ou digitais: a regra está informada nos termos oficiais de uso da plataforma Sony e só agora alguém a está ignorando; então tome cuidado.
Especificamente, o artigo 7.1 do documento, que regulamenta a revenda de software, afirma: “É proibida a revenda de jogos em disco ou jogos digitais, a menos que expressamente autorizado pela nossa empresa e possivelmente pelo editor, se o jogo for publicado por outra empresa.”
According to @RGT_85 on reading legal documents pertaining to Playstation, it is considered to be illegal to trade or re-sell your physical media unless you license them.
“You must not resell either disc-based games or digital games, unless expressly authorised by us and, if… pic.twitter.com/tVP1dymXdL
— PS Plus Tracker (@psplustracker) December 17, 2023
É claro e evidente que esta é uma regra que tem sido amplamente desconsiderada ao longo dos anos, em todos os territórios, e devemos compreender exatamente quando foi incluído nos termos de uso do PlayStation, também para poder contextualizá-lo.
Estávamos falando sobre tempo: o documento que inclui os termos de uso do PlayStation foi atualizado pela última vez em dezembro de 2022, então quem sabe há quanto tempo, mas ninguém sentiu necessidade de revisar aquele artigo específico.
Como foi dito, a regra talvez fizesse sentido no início da geração PS4, quando se discutia a revenda e de fato A Sony explorou o tema para acertar alguns golpes “comunicativos” importantes para o Xbox. Depois disso, como você deve se lembrar, as reações bastante ferozes da comunidade levaram ambas as empresas a renunciar a qualquer regulamentação nesse sentido, sem prejuízo precisamente a presença deste artigo nos atuais termos de uso do PlayStation.