Ontem foi um dia muito importante para todos os jogadores de PlayStation, mas um pouco para todo o setor em geral, graças ao PlayStation Showcase 2021. O evento basicamente teve a tarefa de delinear o alinhamento de títulos que chegarão ao PS4 e PS5 no próximo ano, talvez lançando alguns anúncios “bomba” no meio, mas ao invés disso, pareceria ter decepcionado as expectativas de muitos.
Parece incrível chamar uma apresentação que contou com grandes sucessos como God of War: Ragnarok e Gran Turismo 7 como “decepcionante”, bem como o anúncio de novos exclusivos como Spiderman 2 de Wolverine, sem mencionar Star Wars: Knights of the Old Republic Remake, este último sendo um exclusivo temporário. E na verdade se tomado individualmente, o PlayStation Showcase foi sem dúvida um bom show.
No entanto, as coisas mudam se analisarmos o evento de uma perspectiva mais ampla. Como você certamente sabe, a Sony pulou e ficou ausente na E3 e a Gamescom, dois dos eventos mais importantes para anunciar novidades aos seus jogadores. E com o adiamento de Horizon Forbidden West para 2022, a linha de consoles PS5 exclusivos ficou órfã de sua ponta de lança, com apenas Kena: Bridge of Spirits e Deathloop para manter o barraco funcionando, o último entre outras coisas. Ironicamente, feito por uma equipe da Microsoft. Em suma, era legítimo esperar um acontecimento crepitante, cheio de surpresas e em nome da “concretude”. Como resultado, as expectativas eram muito altas, talvez até altas demais.
Resumindo, no que diz respeito aos exclusivos criados pelas equipas PlayStation Studios, presentemente a PS5 e a PS4 2022 serão transportadas pela Horizon Forbidden West, Gran Turismo 7 e God of War: Raganarock. Títulos de profundidade absoluta, sem dúvida, mas para serem exigentes, todos os três foram originalmente programados para este ano. Resumindo, o line-up de 2022 é aquele que deveríamos ter jogado já este ano, com a adição de Forspoken, exclusivo temporário. Além dos títulos acima mencionados, não há, pelo menos por enquanto, nenhuma outra notícia chegando em 2022 para jogadores de PlayStation, além de Uncharted: Collection – Legacy of Thieves, o que, no entanto, achamos um pouco difícil definir uma “novidade”.
E os novos títulos anunciados? O Spiderman 2 está agendado para 2023 e é de se admirar que será bom apresentá-lo com tanta antecedência. O Wolverine que, por mais que tenha sido uma surpresa bem-vinda, foi apresentado com um teaser realmente acanhado e poderia até chegar em 2024, 2025, senão além. E o mesmo vale para Star Wars: Knights of the Old Republic – Remake também.
Entre os grandes ausentes, certamente deve ser mencionada a Naughty Dog, que muitos estavam certos de que apresentaria o modo multiplayer autônomo de The Last of Us. Mas, em geral, agora que o PlayStation Studios pode contar com 14 equipes, ainda longe dos 23 da Xbox Game Studios, mas certamente mais anúncios seriam bem-vindos. Deste ponto de vista, pelo menos no papel, os Xbox Game Studios estão fazendo um trabalho muito melhor.
Dito isso, reiteramos mais uma vez que o próprio PlayStation Showcase foi um evento agradável de se seguir. . . Aqueles que não tinham expectativas muito altas, talvez ignorando as “dicas” de insiders mais ou menos confiáveis, poderiam até ficar satisfeitos. O último evento da Microsoft mostrou conteúdos de 2021 até 2022, como por exemplo Sea of Thieves: A Vida de um Pirata, Grounded: Shroom & Doom, Microsoft Flight Simultator, Psychonauts 2, Age of Empires IV, Forza Horizon 5, Halo Infinite, Stalker 2, Replaced, RedFall, Starfield, Contraband … e muitos jogos no Game Pass como A Plague Tale Requiem, Yakuza Like a Dragon, 12 Minutes, The Ascent, Somerville, Atomic Heart, Hades e Back 4 Blood. Note que boa parte disso já foi inclusive lançada!
E o que você acha disso? O PlayStation Showcase foi um evento decepcionante ou atendeu às suas expectativas? Deixe-nos saber nos comentários.