2024 parece ser um ano realmente escuro para os fãs do Playstation. Depois de um 2023 de grandes lançamentos de terceiros e demissões em cadeia, muitos esperam que nos próximos doze meses a poeira baixe, haja um downsizing geral e mais espaço será encontrado para produções que teriam saído com ossos quebrados contra os diversos Baldur’s Gate 3, Starfield, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e todo o resto da empresa, não necessariamente em termos de qualidade, mas em termos de ressonância pública.
O que parece particularmente incerto é o ano do PlayStation Studios, que não tem quase nada anunciado para lançamento.
Haverá muitos jogos para PS5 lançados, é claro, e também haverá alguns exclusivos de terceiros ou estúdios financiados pela Sony, mas de resto você não tem a menor ideia do que esperar dos estúdios gerenciados diretamente pela multinacional japonesa. Por enquanto o único título do PlayStation Studios confirmado é The Last of Us Part 2 Remastered – uma remasteriação de um jogo até recente.
De resto, a única notícia que chegou daquelas paragens diz respeito ao cancelamento de The Last of Us Online e à confirmação de que Wolverine da Marvel não será lançado durante o ano. Considerando os atuais ciclos de desenvolvimento de jogos AAA, na verdade existem poucos estúdios dos quais esperar surpresas. Por exemplo, a Sony Santa Monica acaba de lançar God of War Ragnarok (2022) e um grande DLC do mesmo (final de 2023), portanto é improvável que lance algo no futuro imediato. A Guerrilla lançou Horizon Forbidden West no ano passado e Horizon Call of the Mountain em 2023 (junto com Firesprite), então podemos considerá-lo fora de cogitação por um tempo. O projeto Sucker Punch (Ghost of Tsushima 2?) deveria estar em estado avançado de desenvolvimento, mas considerando que o primeiro capítulo foi publicado em 2020, se eu tivesse que apostar no lançamento olharia para 2025 ou até 2026. O mesmo vale para a Media Molecule, que publicou Dreams em 2020 e da qual só houve relatos de abandonos e demissões. Paradoxalmente, dado o fracasso do título anterior, poderia lançar o seguinte antes dos demais, caso lhe fosse confiado um projeto menos ambicioso.
O que o PS Studios lançará em 2024?
O San Diego Studio certamente cuidará do novo MLB – The Show, enquanto para um novo Gran Turismo da Polyphony Digital é realmente muito cedo. Talvez o jogo como serviço do London Studio pudesse aparecer, descrito como uma nova propriedade intelectual ambientada em uma Londres fictícia, mas por enquanto se sabe tão pouco sobre ele que não saberia dizer em que estado se encontra. A Housemarque lançou Returnal no início da geração, então imagino que não tenham nada pronto (talvez algo menor ou uma remasterização de um título antigo). Acabo de anunciar o Fairgame$, que duvido que esteja pronto em breve. O mesmo vale para a Marathon da Bungie, que já foi dito que não será lançada em 2024. Isso deixa Firewalk, que está trabalhando no já anunciado Gass Concord (que na verdade tem 2024 como ano oficial de lançamento), Bluepoint, que lançou o remake de Demon’s Souls no início da geração e que dificilmente conseguirá lançar algo este ano (talvez no final de 2025, embora eu não contasse muito com isso).
Isso deixa Bend Studio e Firesprite, o primeiro silencioso desde Days Gone, que deve estar trabalhando em um jogo como serviço, e o segundo, que acaba de lançar Horizon Call of the Mountain com Guerrilla, que deve estar trabalhando em um game de terror.
Claro, a situação sempre pode mudar. Talvez haja um streaming do State of Play em fevereiro que revele jogos surpreendentes que ainda não foram anunciados. No entanto, esta é a situação atual e não podemos esconder a cabeça na areia. Paradoxalmente, o Nintendo Switch, que está no fim de seu ciclo de vida, tem mais lançamentos exclusivos do que o PS5, que deveria estar vivendo seus melhores anos.
Enquanto que o Xbox já anunciou vários jogos dos seus próprios estúdios para o próximo ano, e muitos ainda devem ser anunciados já que Phil Spencer tradicionalmente guardar surpresas, além de que 2024 é a vez da Activision Blizzard lançar jogos – e todos os anos eles lançam.