Conforme relatado por Timur222 no X/Twitter, parece que a Sony fez cortes de pessoal envolvendo estúdios do PlayStation Studios, embora atualmente seja impossível estabelecer até que ponto e precisamente quais estúdios foram afetados.
A confirmação por enquanto vem das postagens e perfis do LinkedIn de dois ex-funcionários da empresa, Daniel Bellamer (designer de nível sênior) e Matt Barney (recrutador técnico sênior), com o primeiro mencionando “uma onda de demissões” dentro do PlayStation, enquanto pelas palavras do segundo parece que estava planejado há meses.
“Infelizmente, após uma onda de demissões, a semana passada foi minha última experiência no PlayStation. Embora certamente não seja uma novidade que eu esperava ouvir, estou grato por ter tido a oportunidade de trabalhar com alguns colegas muito talentosos em projetos incríveis e eu saio com boas lembranças do tempo que passei lá”, disse Bellamer.
“Há alguns meses eu sabia que essa onda de demissões estava chegando”, diz Barney. “Para aqueles da minha antiga organização afetados pelas demissões hoje, desejo-lhes boa sorte!”
Layoffs at PlayStation pic.twitter.com/XUYpTHe08O
— Timur222 (@bogorad222) October 21, 2023
Não é a primeira vez que se fala em cortes de pessoal na PlayStation Studios, embora ainda não tenha havido nenhum comentário oficial da Sony sobre o assunto, então tudo deve ser encarado com cautela. No início deste mês, um relatório do Kotaku afirmou que a Naughy Dog demitiu 25 desenvolvedores contratados e suspendeu o projeto multiplayer de The Last of Us. Entretanto, a Sony tentou esconder a situação e exigiu que os funcionários não comentassem sobre o assunto.
Infelizmente, é um ano infeliz para a indústria de videogames. De acordo com um relatório da GamesIndustry, mais de 6.000 trabalhadores foram demitidos durante o ano e 80 empresas reduziram seus funcionários.
Se por um lado vamos lembrar 2023 como um dos melhores anos de todos os tempos graças a uma grande quantidade de jogos AAA aclamados pela crítica e pelo público, o outro lado da moeda vê estúdios de desenvolvimento grandes e pequenos em dificuldades cada vez maiores e o modelo de negócios moderno cada vez mais insustentável , uma verdadeira crise silenciosa da indústria de videogames.
Felizmente, esta crise não chegou ao Xbox que acaba de contratar cerca de 22 mil funcionários ao efetuar a compra da Activisivion Blizzard.