Por onde anda a Nokia em 2017? Novos smartphones, nada de tablets e ritmo lento

nokia-logo (1)

Vamos dar uma espiada no que a Nokia anda aprontando por aí, claro, nós sabemos que na verdade é a HMD que está criando e que obteve o direito do gozo da marca de forma temporária. Além de que a verdadeira divisão de dispositivos móveis da Nokia, ou o que sobrou dela, está nas mãos da Microsoft…. Mas vamos acreditar que a HMD é a Nokia por alguns instantes.

A Nokia está retornando lentamente ao mercado de telefonia móvel. Depois de ser um dos protagonistas no último Mobile World Congress, seus telefones estão chegando às lojas em um ritmo lento. O primeiro foi a reedição do clássico 3310, enquanto que os smartphones Nokia 3, Nokia 5 e Nokia 6 já podem ser encontrados em algumas partes do mundo.

Mas a HMD não parou por aí. Rumores de um carro-chefe, Nokia 9, são constantes e hoje um dos líderes da empresa confirmou que ainda em 2017 irá apresentar novos smartphones, embora para o momento não haverá tablet.

Pekka Rantala, diretor de marketing global da HMD, disse que a Nokia terá novos smartphones este ano. Os nomes desses smartphones seguirão a linha já conhecida, embora assim como OnePlus o número quatro será evitado, pois é associado com má sorte na China.

100% focada em smartphones

Rantala também sugeriu que o Nokia 9, poderá vir com o tão aguardado Qualcomm Snapdragon 835, e seguindo a Microsoft, poderíamos ver um scanner de íris – este último caso ainda é rumor. Já os tablets parecem que vão de mal a pior, a cada vez mais fabricantes pulam fora.

Outro ponto interessante, a Xiaomi firmou uma acordo de patentes com a Nokia e isso facilitará a expansão da “ex-apple chinesa no mundo”. Talvez, a Nokia use processadores da Xiaomi também, mas isso até então é rumor.

Podemos, portanto, esperar que o Nokia 9 seja um aparelho excelente e que bata de frente com os smartphones top de linha. Boa sorte para as duas. Infelizmente, para nós fãs do Windows, a Microsoft (nossa “Nokia”) deixou os Lumia de lado para “revolucionar o mundo“, mas sem prazo certo ainda.

Vocês acham que a Nokia está se dando melhor agora?

Fonte: PhoneArena

31 comments on “Por onde anda a Nokia em 2017? Novos smartphones, nada de tablets e ritmo lento

  1. Sim, depois que ela vendeu a divisão mobile ela parou de sangrar dinheiro e melhorou muito.

    Se os tablets e celulares da HMD não vingarem, não vai trazer nenhum prejuízo a Nokia pois ela só licencia o nome. Vai deixar de ganhar dinheiro, mas não vai perder como perdia com os Lumias.

    Pra quem acha que a Nokia não está melhor agora é porque não tem o mínimo de conhecimento sobre a empresa .

  2. Até hoje o povo não aceita que a Nokia era OEM do Windows Phone antes de ter sua divisão de smartphones comprada. Povo acha que a Microsoft tem obrigação de desenvolver firmware para os lumias legados da antiga parceira OEM.

    1. Teve um tempo que isso me chateou, mas enfim. O meu interesse agora é sobre as novidades do novo dispositivo que a Microsoft está desenvolvendo, que possivelmente será lançado nesse semestre + RA e IA.

      1. Só quando o software estiver pronto… pode ser um smartphone ou phablet de 6 polegadas. Só espero que a bateria seja removível…

  3. “Vocês acham que a Nokia está se dando melhor agora?” É óbvio! Qualquer idiota enxerga isso. Até o 3310 foi um sucesso de vendas. Apesar de todo o problema financeiro e corroborado pelo Windows Phone, Nokia é uma marca de peso e renome mundial. M$ não soube, ou não quis, aproveitar isso e deu no que deu.

    1. Quem não soube foi a própria Nokia. Em pleno momento de ascensão do modelo iPhone para os smartphones ele entenderam que smartphones continuaria sendo mercado de nicho e que a grana estaria nos aparelhos simples, por isso frearam a grana do Meego e quando o SO estava pronto eles lançaram apenas o N9 pra ele meio que por obrigação, sendo que era o mais robusto e completo SO que existia e demorou anos pro android, iOS e WP oferecerem o que ele já oferecia na época. Outro erro da Nokia foi não ter adquirido completamente o QT framework e disponibilizado gratuitamente.

      Eles mesmos não tiveram visão de mercado com o CEO anterior ao Ellop. Foi burrice deles.

      1. Me lembrei aqui no Nokia n810.. n900.. Meego… se continuassem nessa linha… seria ótimo.. usei o n810.. completíssimo, diga-se de passagem… mesmo sendo um tablet… poderia ter um hardware melhor, mas explorei cada funcionalidade do aparelho.. e até mesmo outras funções nele que não eram possíveis via modo comum… bons tempos.. mas.. temos que olhar para frente –> futuro

  4. Eu esperei pelo Nokia 6 até ao final de Junho, mas como não havia maneira de chegar fui para o zenfone. Quanto a este regresso, durante os meses de Abril e Maio acompanhei a Nokia no Facebook e no Twitter, e tive a percepção de que só na Ásia, nomeadamente na Índia, é que havia algum hype com a marca, raramente se viam posts de Europeus e também de Sul americanos. Acho que no fundo as pessoas sabem que a Hmd, empresa fundada em Dezembro do ano passado é só uma testa de ferro de investidores chineses, o que esta pareceria com a Xiaomi só vem confirmar.

    1. Vale muito a pena pela construção, qualidade de componentes utilizados e garantia de atualizações constantes, só presta atenção para não adquirir a versão chinesa (TA-1000) que não possui play store devido a restrições do governo chinês. Procure pelo modelo (TA-1003) que já vem com a rom global, muitos tentaram desbloquear a versão TA-1000 sem sucesso. Vale muito a pena o Nokia 6 pela qualidade geral do aparelho : corpo sólido construido com uma só peça de aluminio, tela 5,5 full hd, última versão do android com constantes atualizações de segurança, sistema stereo com amplificador dedicado e dois alto-falantes stereo (não simulando como a maioria dos smarts) e possui sistema Dolby Atmos que dá uma baita diferença na qualidade de som – semelhante a linha Lumia porém não funciona apenas com fones de ouvido). Abraços .

      PS: Vou deixar dois videos para você checar testes de durabilidade e testes sonoros relacionados ao Dolby Atmos.

      https://www.youtube.com/watch?v=_5aXkW0EFRI
      https://www.youtube.com/watch?v=SDurvgkbwyw

        1. Este foi um comunicado da HMD Global que ela divulgou para esclarecer as diferenças entre os modelos:

          Firstly, we would like to inform you that the Nokia 6 TA-1000 model is the Chinese model which is with restrictions on all Google services, including Google Play, by the Chinese Government. Therefore, It is not possible the use Google Play on those devices. The Nokia 6 which is able to use the Google mobile applications is the TA-1003.

          The updates which your specific device has come OTA via different services and not the regular Google Android update channels. These channels are for global distribution and devices that are made for the specific China region market cannot be updated this way. The devices are not only identified via the ROM to google, as there are many more identification items inside a smartphone that may filter the devices to be updated or not. Very often, custom ROMs on any Software platform are not subject to update to official ROMs.

          Se for comprar o aparelho, peça para o vendedor confirmar se está escrito TA-1003 antes de finalizar o pedido.

          Abraços.

  5. Só o fato de não ter smartphone Windows ja é algo bom.
    NENHUMA, mas NENHUMA fabricante teve sucesso com Windows Phone. Nem a própria Microsoft.
    Android não é garantia de sucesso. Muitas sequer tem lucro e algumas estão agonizando, como a HTC e a Sony nos smartphones.
    Samsung, LG, HTC e outras tentaram aparelhos com Windows Phone, e foram miseravelmente rejeitadas pelo mercado.
    HP lançou um smartphone top e provavelmente será o último.

    Só o fato da Nokia estar com um sistema que vende, já é algo bom.

  6. Só o fato dela já ter largado o Ruindows Phone é uma grande novidade, alias noticias sobre a Nokia tem bastante no Meu Smartphone e Tudo Celular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *