Por que a Microsoft fez bem em não manter em seus smartphones a marca Nokia

microsoft-logo

Mais de um ano atrás, em setembro do ano passado para ser mais preciso, a Microsoft anunciou que iria comprar todo o departamento de dispositivos móveis da Nokia por 7,170 bilhões de dólares. Desde então e até algumas semanas atrás, havia muitos boatos sobre qual seria o futuro dos aparelhos que hoje são criados pela Microsoft.

Finalmente, sabemos que o nome será ‘Microsoft Lumia‘, mas ao contrário do que muitos queriam, não vai aparecer o nome ‘Lumia’ no corpo dos  aparelhos, mas tanto na parte traseira como frontal é marca ‘Microsoft’ que prevalecerá .

Pelo que tenho visto nos comentários das últimas notícias sobre o novo Microsoft Lumia 535, a maioria dos nossos leitores acreditam que o logotipo da Microsoft não é bom e não vai ajudar que os aparelhos sejam vendidos, mas eu não concordo inteiramente com isso.

lumia-535

Microsoft sempre pensa a longo prazo

Os produtos da Microsoft são sempre concebidos para dar benefícios a longo prazo. Um bom exemplo disso é a Surface, que agora, finalmente, depois de duas gerações com prejuízo, agora dá  908,000,000 dólares em lucros. Ou o Xbox 360, que conseguiu dividir a geração passada com o PlayStation 3, marca esta extremamente forte no mundo dos games e que vinha de um monopólio com o PlayStation 2. A longo prazo, o Windows Phone conquistará seu espaço.

surface-pen

Obviamente, se a marca Nokia se mantivesse em seus smartphones com uma boa campanha publicitária venderia muito mais do com a marca Microsoft, mas como eu digo, pense a longo prazo, que beneficiaria a Microsoft teria? Antes de responder a esta pergunta, eu faço outra: Qual a reputação da Microsoft com o pessoal nas ruas?

As pessoas nem sempre teriam algo positivo para falar. Com aparelhos como o Microsoft Lumia 535 que tem boas configurações e ótimo preço, a reputação da Microsoft pode melhorar. Será inevitável, as pessoas irão  ouvir mais o nome da Microsoft por causa dos seus aparelhos, e desse modo, a imagem da Microsoft melhorar frente aos consumidores.

Se não fosse assim, a Microsoft iria fazer seus aparelhos e as pessoas continuariam elogiando os finlandeses (porque a maioria não sabe que a Microsoft comprou).

O Licenciamento e a volta da Nokia

botas-nokia

Lógico que a Nokia não vai fazer mais smartphones, se você acompanha o Windows Club, saberia disso como ninguém. Ela vendeu a divisão para a Microsoft, ou seja, não tem como ela criar novos aparelhos por suas mãos, e podemos concluir que ela não tem vontade de fazer isso, pois como dito, a Nokia vendeu a divisão de smartphones para a Microsoft. (isso é notícia velha)

Ontem, a Nokia anunciou seu retorno para o final de 2016, quando o contrato de uso da sua marca por parte da Microsoft vai acabar. A Nokia afirmou que vai permitir o licenciamento da marca e caso alguma fabricante se interesse podemos ver um Nokia com Android, ou você acha que alguém vai licenciar a marca Nokia para fazer bonecas ou geladeiras? Claro que, o Pureview é da Microsoft, assim como o restante das patentes. O novo dispositivo terá só o nome da Nokia, mas o coração e todo resto do corpo agora são Microsoft Lumia.

Eu amo bastante o Windows Phone, o Windows Club foi o primeiro site de Windows Phone do Brasil! Coloquei anúncios  recentemente para cobrir os custos do site. Tudo aqui foi escrito por mim e por amor e não dinheiro. Não vou criar textos ou títulos que escondem a verdade. Quando o The Verge falou que nenhum Windows Phone 7 iria receber o Windows Phone 8 eu xinguei o site, ataquei, e depois de 2 meses tudo foi confirmado. Hoje tenho o maior respeito por eles. O que quero dizer é que temos que aceitar que a Nokia é uma empresa independente, já vimos até seu HERE Mapss no Android. A partir do final de 2016 cortará todos os laços com o Windows Phone. Se uma empresa pagar para o uso de seu nome em aparelho com Android, ela vai aceitar. Se o Windows para smartphones tiver forte em 2016 poderemos ver um aparelho com o logo da Nokia com esse sistema operacional também.

Se você duvida disso é só ler: Tecmundo, Tecnoblog, Exame, CanalTech dentre outros. Aqui é um site sobre Windows, mas eu não quero e nem vou maquiar matérias para agradar.

13 comments on “Por que a Microsoft fez bem em não manter em seus smartphones a marca Nokia

  1. Eu concordo com seu ponto de vista. E dizer que o logotipo da Microsoft ficou feio nos celulares e no mínimo irracional. Tava querendo comprar o Lumia 730 mas depois desse novo celular com o logotipo da Microsoft® fiquei meio em duvida, pq quero esse logotipo no meu celular.

  2. Acho que a MS foi muito radical na troca de nomes, deveria ir mudando aos poucos, como ocorreu em outras marcas (AMD, HP). Deixando Nokia na frontal e MS na traseira, pelo menos nos lançamentos dos novos lumias 730/830 deveria vir Nokia by Microsoft. Para ir acostumando o publico aos poucos, e não mudar do nada. Agora pessoas leigas vão pensar – pra onde foi a marca Nokia?

    1. Mas ele já vinham fazendo isso, só que não na carcaça dos aparelhos… é só você ver as postagens antigas da Nokia (agora Microsoft Lumia) depois que a Microsoft a comprou. Por mais que mostravam o logo da Nokia em seus vídeos e postagens (é óbvio) eles ocultavam o nome Nokia, tanto que em um vídeo que eles têm na página, aparece Microsoft no final! Mas também acho que deveriam fazer realmente isso UAHAUHA, o logo da Nokia não é muito bonito 😛

  3. Concordo também. A microsoft tem um nome e não é pouco. Entrando no mercado, não pode ser aos poucos e sim com pés firmes. Quem não acha o nome bonito, coloca uma capinha na parte, personaliza com adesivos, adereços mil. Mas se gosta do produto. isso é o que importa.
    Lembrando que a microsoft não comprou a empresa Nokia pelo nome, e sim pelo know-how, patentes e funcionários. Entrou para não dever nada a ninguém. (piada com a Samsung)

  4. bem, posso dizer uma coisa… M$ tem força, ainda mais pra pessoas conservadoras… ainda é sinônimo de qualidade, eu gostei do logo… só queria que fosse mais pro lado da câmera… e que fosse mais como uma marca d´água não tão forte… só isso eu já estaria satisfeito… mas não ligo não… se ficar desse jeito não tá feio… não dá pra agradar a todos sempre… mas uma coisa é fato… a M$ já me deu motivos de sobra pra agradecer a compra da Nokia… e eh com WP q eu vou continuar…

  5. Nokia licenciando seu nome para outras fabricantes é sujar o nome, mesmo que ela exija qualidade, a empresa que licenciar não será obrigada a fazer isso. Pense bem, é arriscado demais, empresas grandes como Samsung, Sony, HTC, LG, Lenovo não precisa licenciar o nome dela, e o pior, pagar por vendas, pois licenciar é isso, a empresa vende os aparelhos, cada aparelho dará uma quantia para ela. Imagina uma fabricante inicial produzindo aparelhos problemáticos? Pois em uma certa matéria afirma que a Nokia irá ficar observando, e iria licenciar, mas estaria de olho, e dai, não adianta esta de olho.

  6. Uma coisa é certa, a MS não costuma entrar “pra brincar” num mercado, pode até demorar um pouco, mas ela sempre acaba se destacando e até liderando.
    O 535 já demonstra que ela vai vir forte, mirou num aparelho que é destaque (Moto E) na concorrência e praticamente melhorou todos os aspectos, se esse será o nível dos aparelhos de entrada da MS daqui pra frente então só posso dizer que os futuros lançamentos serão, no mínimo, bem interessantes

  7. Concordo mais ou menos:

    Claro que pela a Microsoft não ter comprado 100% a Nokia, fica esquisito daqui a um tempo, eles se apropriarem de uma marca que não é deles totalmente, por isso essa vontade de se desvincular e assimilar com o peixe deles, Microsoft.

    Na minha opinião a Microsoft deveria ter comprado 100% DA NOKIA e se apropriar da marca, dinheiro infinito eles tem, essa divisão de mapas e outros serviços seriam úteis para o bing, etc. A Nokia é uma marca muito tradicional e forte. Não perderia a chance de ter uma marca ótima dessas pra sempre hehehe.

  8. Bastar a Microsoft comprar os 20 programas mais usados no andróid e no sistema da maçã ou fazer um trabalho junto com essas empresas de converte versões finais boas desses sistemas . Agora comprar o zap zap seria muito interessante e colocar ele de graça junto com a propagada de alguma operadora seria realmente interessante aqui no Brasil. O que acham ? E sim , o lanterninha Nokia é o celular que vejo sempre com pessoas e seus andróides e maçãs . O sistemas não é windows e ele é super bem vendido e as pessoas mais velhas preferem esses celulares antigos Nokia pois tem sinônimo de agüentar quedas e serem duráveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *