Como sabemos, a Microsoft está apostando amplamente não apenas nos consoles, mas também no Xbox Game Pass e do Xbox Cloud Gaming. Mas embora a empresa pretenda atingir dois bilhões de jogadores oferecendo seu serviço principal em todas as telas, os dois primeiros jogos da Activision-Blizzard disponíveis no catálogo não são compatíveis com a nuvem, o que levanta muitas questões.
Por que privar-se dos principais jogos da Activision-Blizzard na nuvem?
Depois de ter gasto quase 70 bilhões dólares para adquirir a Activision-Blizzard, poderíamos dizer que a Microsoft aproveitaria ao máximo os jogos da editora para concretizar a sua ambição de atingir um número máximo de jogadores num número máximo de telas.
No entanto, Diablo IV, o primeiro jogo da Activision Blizzard a ingressar no Xbox Game Pass após a aquisição, e Call of Duty Modern Warfare III, não podem ser reproduzidos na nuvem.
Dada a popularidade dos dois jogos, esta restrição é surpreendente e é bastante incompreensível que a Xbox não aproveite estas duas franquias de sucesso para atrair novos jogadores para o seu ecossistema.
À primeira vista, poderíamos atribuir isso a uma certa compatibilidade em termos de controles ou mesmo do laucher, mas isso não faz necessariamente sentido dadas as muitas opções oferecidas aos jogadores pelo Xbox Cloud Gaming.
Preocupações com direitos?
O que é mais plausível, porém, é que o Xbox esteja enfrentando problemas com os direitos operacionais de suas fortes franquias através da nuvem. Como sabemos, comprar a Activision Blizzard não foi uma tarefa fácil para a Microsoft, principalmente devido à posição dominante que a Microsoft poderia ter no campo dos jogos em nuvem.
Para responder aos receios das diversas autoridades e especialmente ao bloqueio da aquisição por parte da CMA britânica, a Microsoft teve de fazer concessões significativas, e Call of Duty, bem como a operação de jogos no seu serviço na nuvem estão entre elas.
Na verdade, o Xbox foi forçado a assinar vários acordos de vários anos com os principais players de jogos em nuvem, como GeForce NOW, Boosteroid, Ubitus e até mesmo Ubisoft. No caso da NVIDIA, isso permite que a empresa dê aos seus assinantes a oportunidade de jogar jogos do Xbox, bem como jogos da Activision-Blizzard, incluindo Call of Duty, por meio de seu serviço de jogos em nuvem.
A Ubisoft, por sua vez, ofereceu a si mesma os direitos de streaming dos jogos produzidos pela Activision-Blizzard King pelos próximos 15 anos, e em perpetuidade para os títulos já lançados, um negócio bastante maluco para a editora francesa.
Um fenômeno que tende a se generalizar?
Para a Microsoft, não oferecer compatibilidade Xbox Cloud Gaming para jogos Activision-Blizzard parece, acima de tudo, um sacrifício necessário para validar a compra.
Obviamente, é muito cedo para dizer algo sobre o assunto, mas também sabemos que Call of Duty: Black Ops 6, que será lançado diretamente no serviço em outubro próximo, também não deverá oferecer compatibilidade com Xbox Cloud Gaming. Podemos, portanto, pensar que a Microsoft, privada da possibilidade de tornar os jogos da Activision-Blizzard compatíveis com o Xbox Cloud Gaming devido aos compromissos mencionados acima, está agora a apostar nas receitas geradas pelos vários títulos em plataformas de nuvem concorrentes para o fazer.
Se for esse o caso, isso poderia explicar a lenta agonia do Xbox Cloud Gaming, que há muito tempo não recebe uma grande atualização técnica e cujo acesso permanece exclusivo para a assinatura do Xbox Game Pass Ultimate.
Observe também que rumores recentes sugeriram que a Microsoft estava trabalhando no desenvolvimento de uma assinatura dedicada à nuvem que seria mais barata e acessível, mas nada foi confirmado ainda.
Obviamente, não hesite em nos dar a sua opinião sobre o assunto nos comentários. De nossa parte, esperamos que os jogos da Activision-Blizzard sejam compatíveis com a nuvem em breve e, especialmente, que o Xbox Cloud Gaming melhore em breve para se tornar uma plataforma de jogos independente viável para o Xbox.