Porque o Surface Book é o melhor, e pode conter o segredo dos próximos hardwares da Microsoft

surface-book

A Microsoft tem uma linha de dispositivos respeitáveis e que se tornou tendência no mercado, é claro, estamos a falar dos Surfaces. Os Lumias conquistaram muitos fãs, é certo, mas vamos ser sinceros, ficaram bem abaixo do que os Surfaces conquistaram.

Atualmente, as vendas globais de smartphones, tablets e PCs despescam em queda livre, mas os dispositivos híbridos estão em alta, e o mais vendido faz parte da linha Surface que conseguiu até superar a Apple em 2016. Vimos também os Surfaces rendendo muito dinheiro para a Microsoft no primeiro trimestre de 2016, e repito, em uma era em que parece que a tecnologia saturou. No final das contas, a era pós-pc está sendo liderada novamente pela Microsoft, e isso se deve aos Surfaces.

A linha Surface foi criada para servir de padrão para os demais fabricantes parceiros da Microsoft se inspirarem, e foi justamente isso que ocorreu. Todos os fabricantes de PCs (e até de smartphones) criaram seu “Surface“, inclusive a Apple (iPad Pro) e a Google (Pixel C). É sucesso.

Surface Book é a máquina dos sonhos

[youtube]997ZY-jFUj8[/youtube]

Na última apresentação dos hardwares da Microsoft, em outubro de 2015, ficou claro que o carro-chefe do evento foi o Surface Book. Fazia um bom tempo que as pessoas não deliravam por um notebook, o Surface Book trouxe novamente esta paixão.

A Microsoft contou aqui como conseguiu esconder o segredo principal do aparelho. Acredite, a empresa colocou uma placa gráfica no teclado do notebook. Desse modo, é possível utilizá-lo como tablet ou como um PC poderosos quando o teclado estiver plugado.

Saiba mais sobre o teclado do Surface Book aqui.

Você pode rodar os novos jogos do Xbox nele (Xbox Play Anywhere), ele aguenta, pode utilizá-lo para o trabalho, aproveitar os games da Steam e o vasto legado do Windows como programas robusto para edição de vídeo, Office desktop, PhotoShop, e tanto outros. Enfim, é a máquina dos sonhos. Nada roda tanta coisa quanto ele!

Seria este o segredo?

surface-book-dobra

Nós estamos a ouvir rumores sobre um Surface AIO, um desktop modular para salar de estar. Além disso, existem boas chances do Project Scorpio, o novo Xbox, também ser modular e dessa forma ter suas peças trocadas facilmente.

Mas o Surface Book é modular? Oras, o teclado dele esconde uma placa de vídeo! É bem provável que a Microsoft ao anunciar o Surface Book 2 lance um novo teclado com uma nova placa mais robusta. Bastará trocar o teclado para que o Surface Book 1 fique mais poderoso. Esta é a mágica dos módulos por peças.

Phil Spencer, líder da divisão de games da Microsoft, afirmou que ver um futuro onde os consoles poderiam ter seus hardware atualizadores de  forma similar aos smartphones (a cada 2 ou três anos), e isso pode ser por troca de peças de forma parecida como os PCs, só que sem a necessidade de entrar uma chave de fenda para os jogadores – modular. Spencer apenas disse com outras palavras que o futuro dos consoles da empresa seria modular.

microsoft-patente-peca-hero

Além disso, quanto ao Surface Phone, não sabemos nada, só que ele vai existir. A Microsoft sabe que precisa fazer algo extraordinário e focará no Continuum. Possivelmente, ele terá que rodar programas e jogos do desktop para isso. Mas como seria possível? Existe uma corrente, baseada em patentes que a Microsoft vem revalidando, que o aparelho pode ter “capinhas” que usarão o poder dos modulares para que seja acoplado um processador da Intel ao aparelho.

Como dito acima, o Surface Phone é o aparelho mais misterioso da empresa até então, mas tem grandes chances de seguir a tendência modular da empresa que pouca gente percebeu.

Até então, acredito que o Surface Book é o melhor hardware da empresa, mas se essa tendência modular se confirmar para outros dispositivos, pode ser que ele não fique na posição top por muito tempo.

Qual o seu produto favorito da Microsoft? O que acha dessa ideia modular?

7 comments on “Porque o Surface Book é o melhor, e pode conter o segredo dos próximos hardwares da Microsoft

  1. Sou um dos que mais lhe critica por sua perspectiva limitada. Contudo, essa análise foi brilhante: hardwares híbridos e modulares – multifuncionais atualizáveis. Parabéns!

  2. Anteriormente meu hardware favorito era o “Tablet Surface”. Depois que a Microsoft lançou o Book virou meu favorito. Estou querendo comprar um Surface Book para ir nos clientes e um monitor top. Agora a Microsoft esta pensando em vender ALL IN ONE agora fiquei meio assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *