Preciso de um processador poderoso no Windows Phone?

Qualcomm-Snapdragon

Como você sabe, o sistema operacional Windows Phone em suas diferentes versões tem sido caracterizado como um sistema operacional fluido e bem otimizado e realmente é o que percebemos dia-a-dia em qualquer um dos aparelhos disponíveis no mercado, sem exceções.

No entanto, os avanços atuais, principalmente nos aparelhos com Android, fazem com que muitos usuários encham a boca para se gabarem de seus rápidos processadores, por exemplo, o “fantástico processador Qualcomm Snapdragon 805”, entre outros … já sabemos que o sistema operacional Android consome mais energia para fazer as coisas funcionarem de forma mais suave e mais rápida, mas não é o caso do iOS ou Windows Phone.

Já comentamos anteriormente que o Windows Phone é um sistema operacional fluido e rápido, então não há necessidade de ter esses processadores poderosos para que tudo funcione corretamente. Estas palavras são boas na teoria, mas na prática, sabemos que não é assim, pois os usuários sempre querem ter a última tecnologia em seu dispositivo para ser capaz de executar aplicativos e funcionalidades mais exigentes.

Também é lógico e compreensível que nem todos os aparelhos terão o mesmo processador, e é por isso que existem três faixas distintas, faixa de entrada, mid-range e high-end, três faixas focadas no fator preço.

Aparelhos high-end com Windows Phone, como exemplo, o Nokia Lumia 930, não possuir processador Qualcomm Snapdragon 801, porque ele realmente já é muito fluido com o Qualcomm Snapdragon 800, mas fica difícil de entender que, que o top de linha da Nokia não tenha um processador mais atual e potente.

Ter um processador mais poderoso sempre acaba sendo uma vantagem, porque, como de costume, você pode se beneficiar com os novos recursos e funcionalidades de uma nova versão do sistema operacional, tais como a capacidade de gravar 4K e 24 frames por segundo graças a próxima atualização Lumia Denim.

Outro fator interessante a ser abordado é no que tange ao recebimento atualizações. No Windows Phone estas são muito mais confiáveis. No Android ter um hardware poderoso, pode, talvez, representar que seu aparelho irá receber um bom número de update.

A conclusão a que chegamos a escolha do processador vai depender do que você quer em um smartphone. Obviamente, se você é um grande fã de fotos, gravar vídeos com altíssima qualidade, etc … você vai ter que escolher um high-end para atender às suas necessidades, pois são recursos que necessitam de um hardware recente, caso contrário, se você é um usuário que verificar e-mail , faz chamadas, usa algumas redes sociais e só, é claro que você não vai precisar ir para um Lumia top de lina.

Você acha que o Windows Phone deveria incluir os mais recentes processadores mesmo aumentando o preço do produto?

15 comments on “Preciso de um processador poderoso no Windows Phone?

  1. Sim um dos motivos de não comprar o lumia 930 é por conta do processador 800 ao invés do 801. Porém eu ainda prefiriria que ele tivesse uma bateria um pouco maior como 2600 mAh.

    1. Sim ele receberá muitas atualizações ainda, agora se vale ou não a pena é dificil dizer, teria que testar antes, devo lembra-lo que o WP é relativamente “novo” comparado a outros sistemas, obviamente os apps ainda são em menores quantidades e alguns de menor qualidade, o sistema me atende muito bem, mas isso é eu.

  2. O Lumia 930 quando receber a nova atualização poderá gravar em 4k, então isso de gravar em 4K não tem nada haver com o processador e sim com o software e além disso o S5 levou uma surra do 1520 que tem o mesmo Hardware do 930, então isso não tem muita lógica, pois a diferença do 801 para o 805 é pouca coisa, vai de cada fabricante.

    1. Mas é obvio que tem, o Snapdragon 800 sempre suporte a essa resolução de gravação, o WP é que não usava, coisa que não acontece com o Snapdragon S4 (usado no 920/925/1020) que por isso não irá receber essa capacidade.

  3. Mesmo com o fato do WP não precisar de um bom processador pra funcionar bem, é necessário sim incluir processadores mais recentes em seus aparelhos, para que eles não fiquem atrás de outros no desempenho e nas atualizações (quem pagou $2400 num Nokia 1020 deve estar chateado por ele ser 2-core), MAS sem encarecer os preços, claro.

    A Motorola lançou o novo top de linha deles com preço de intermediário (snapdragon 805, 13MP, 3 cores, FONE DE OUVIDO na caixa e outros recursos por $1500), a Nokia pode muito bem dispor o 930 perto desse preço, e ainda incluir fone de ouvido na caixa.

    1. Primeiro vamos por fatos, o 1020 quando foi lançado os processadores ainda eram na época maioria Dual Core, somente Top de linha eram Quad Core, na realidade o povo liga para a quantidade de núcleos e não exatamente o tipo de processador, quando um vendedor irá falar sobre o aparelho ele irá dizer: Este possui um processador Quad Core de tantos MHZ, ele nem sabe qual série é o processador, se é 800 ou 801 por isso achei a matéria meio sem sentido.

      Porém o que mais existem ai é matérias da Qualcomm e Microsoft testando novos processadores dela o 805 e as novas GPU Adreno 420 por exemplo. Mas acho isso bobagem, a diferença do processador 800 para o 801 é pequena, e as fabricantes que fazem aparelhos com Android a muito tempo resolveu esquecer o Android, hoje eles dizem que o aparelho possui tal versão do Android, antes tentavam mostrar que sua interface e modificação é melhor, hoje apela para o processador, e um aparelho é feito de um conjunto de coisa, enquanto o Android rodar encima de uma máquina virtual, continuará necessitando de Hardware poderoso.

      1. Entendi seu posicionamento Rodrigo, no entanto, o 1020 foi lançado ano passado – sendo um top entre julho e outubro, quando o 1520 foi revelado – e já havia processadores de 4 núcleos no mercado móvel (claro, creio que não tão bons quanto o 800, por ex.), acho que eles deveriam ter posto um processador mais poderoso. Mas obvio que não vai ser por isso que o 1020 vai deixar de ser um celular fodástico.

        E realmente, várias modificações pesadas do Android precisam de maior poder de processamento pra rodar bem, só não sei quanto o Android puro.

        1. A que se ver algumas coisas, o 1020 JÁ ESTAVA sendo feito no lançamento do 920 (2012), então ele foi todo projetado em cima do hardware do top que ela tinha e ai tem outro ponto, o SoC usado usado pelo 920/1020 era o mais forte que o WP tinha suporte, o Snapdragon 800 só foi ser suportado na atualização black (GDR3 do WP8) que veio com o 1520 alguns meses depois.
          Uma dado interessante, o Snapdragon S4 (1020) não deveria ser capaz de processar uma imagem desse tamanho, só esse aspecto já demostra o tamanho da engenharia que foi necessaria pra ser possivel, mudar um projeto assim de uma hora que outra é complicado.

          1. Realmente Francisco, se for considerar a época do desenvolvimento do 1020 torna-se compreensível o fato do S4 estar nesse aparelho e não outro processador… ‘-‘

    2. Cuidado Vini, por que o Moto X é um bom aparelho, mas apenas UM BOM aparelho. Tem uma camera de 13mp ruim e granulada com pouca luz, função macro fraquisima, fone de ouvido de regular a ruim, e das 3 cores, sendo que o tal do acabamento bambu é feio e brega pra cacete. 3 cores o 930 vai ter a partir desse mes com a chegada do laranja.

      1. Ah sim Ronaldo, comparar os 13MP do X com o sensor PureView de 20MP é covardia rsrsrs. Mesmo assim, acho que o 930 devia ser mais barato e ao menos vir com fone de ouvido, não acho que incluir ele iria deixar a venda tão caro assim…

  4. Legal!

    Mas acho que o quesito memória RAM é mais importante, no caso do Windows Phone, do que o processador. Muita gente diz que o WP não precisa de 1GB pra rodar liso. Mentira! Rodar ele roda, mas a experiência não é perfeita. As irritantes telas Retomando são um problema sério de fluidez. E pra que isto não aconteça, o aparelho tem que ter 1GB de RAM, no mínimo. Sem contar as restrições de aplicativos e jogos. Mais pra jogos e parece que para aplicativos já começou. Vi a notícia do Flipboard e tentei baixar (já sabendo que não podia por não terem liberado). E qual não é a minha surpresa ao ver que o app tem como restrição ter 1GB de RAM ou mais.

    Comprar aparelhos com 512MB do Windows Phone hoje é furada! Acho esse aspecto bem mais relevante para o sistema (e que atinge fatalmente mais usuários) do que a questão de processamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *