Embora o boato tenha sido negado oficialmente, como resultado disso, o preço das ações da Square Enix subiu. A história original da aquisição da Square Enix veio do site CTFN citando dois banqueiros não identificados. A notícia então cresceu em popularidade depois que foi escolhida pela Bloomberg Japan, até que a Square Enix emitiu um comunicado oficial esclarecendo que a empresa não apenas não havia recebido nenhuma comunicação sobre sua compra, mas também não estaria interessada em vendê-la.
Apesar do protesto da Square Enix com a notícia, o preço das ações da Square Enix subiu 12%. O salto de preço é o maior que a ação recebeu nos últimos oito meses e faz com que a empresa negocie perto do máximo histórico estabelecido no ano passado. Portanto, podemos dizer que a Microsoft é uma empresa que gera confiança no mundo financeiro para sua divisão de videogames.
À medida que o preço das ações da Square Enix subia, a incorporadora atualmente tem um valor de mercado de 845 bilhões de ienes, ou US$ 7,8 bilhões, algo comparado com a própria Bethesda que a Microsoft comprou recentemente. Apesar da dissuasão dos boatos por parte da empresa, a possibilidade de a empresa ser adquirida faz sentido. A Square Enix tem alguns IPs extremamente fortes e reconhecíveis na indústria de jogos, como Final Fantasy, Tomb Raider, Dragon Quest e Deus Ex, o que torna a empresa muito atraente para compradores sofisticados.
As aquisições dentro da indústria de jogos também têm sido bastante populares ultimamente, com a compra mais recente que levantou as sobrancelhas foi a compra da ZeniMax Media por US $ 7,5 bilhões. O Xbox tem sido particularmente agressivo no fortalecimento de sua linha de desenvolvedores e também expressou o desejo de se expandir ainda mais para o mercado japonês, o que tornaria a Square Enix um alvo digno para a empresa. Assim como a Sega. Ou Konami.