A tentativa de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi levantada em uma audiência no Congresso esta semana, na qual a presidente da FTC, Lina Khan, foi questionada (encurralada) sobre por que a Comissão decidiu “ficar do lado” da Sony em relação ao acordo.
A pergunta foi feita pela representante do Tenessee Diana Harshbarger, que apontou que era “notável” a FTC ter ficado do lado da Sony, especialmente considerando que a empresa controla “68% do mercado global de consoles de videogame de nova geração”. Você pode ouvir os comentários de Harshbarger no vídeo abaixo:
With all the FTC news today I'm surprised I hadn't seen anyone share that the rep. from Tennessee asked Khan directly about why they were siding with Sony as opposed to Microsoft in the Xbox vs PlayStation case. pic.twitter.com/PtGJ78Ku0p
— Destin (@DestinLegarie) April 19, 2023
Em resposta, Khan apontou que o caso estava em processo administrativo e, portanto, não fez comentários diretos sobre o assunto. No entanto, de modo geral, ela mencionou que, embora a FTC realmente se beneficie de “ouvir os participantes do mercado em geral”, um julgamento independente é sempre feito “com base na lei e nos fatos”.
Nós realmente não ouvimos muito mais sobre o processo da FTC contra a aquisição da Activision Blizzard da Microsoft recentemente, mas definitivamente parece o maior obstáculo para fazer o acordo chegar à linha de chegada agora.
Parte do Congresso dos Estados Unidos acusa Lina de se aliar a órgãos regulatórios de outros países para prejudicar empresas americanas e favorecer a China. Parece também que a FTC está com problemas orçamentários, e a Lina não está conseguindo arrecadar mais fundos com um Congresso descontente com seu trabalho.