Embora o Xbox Series X e o Xbox Series S sejam consoles impressionantes, eles são notoriamente difíceis de encontrar, o mesmo ocorre com o Playstation 5 da Sony. O aumento da demanda devido à pandemia em andamento é um componente crucial, mas o fator mais significativo nos problemas de fornecimento para os consoles de nova geração tem sido uma escassez global de semicondutores que afeta muitas empresas e setores em todo o mundo. O CEO da AMD indicou que essa escassez não vai acabar tão cedo, deixando muitos fãs preocupados.
De acordo com um relatório da Reuters, o presidente Joe Biden se reuniu com o congressista para discutir a assinatura de uma ordem executiva abordando essa escassez global de processadores. Embora a ordem executiva provavelmente fizesse pouco para consertar os problemas atuais que assolam a Microsoft, Sony, NVIDIA, AMD e até mesmo fabricantes de automóveis como a Ford, ela funcionaria para evitar que uma escassez como essa aconteça no futuro.
A ordem executiva lançaria uma revisão de 100 dias das cadeias de suprimentos de semicondutores, baterias para veículos elétricos, minerais raros e produtos farmacêuticos. Haveria também seis análises setoriais mais amplas destinadas a investigar e corrigir problemas com defesa, saúde pública, tecnologia de comunicações, transporte, energia e produção de alimentos.
O objetivo final desta ordem executiva é diversificar as cadeias de abastecimento e produção da América e depender menos da importação de bens essenciais para o país.
Por enquanto, ainda é difícil colocar as mãos em um Xbox Series X|S ou Playstation 5, e isso deverá se estender pelos próximos meses.