Finalmente, agora aqueles programas tradicionais do Windows Desktop podem chegar na loja do Windows 10, especulam-se que existem cerca de 8 milhões espalhados pela internet.
Até hoje, vimos raros programas deste calibere chegarem à loja, e por um justo motivo, só agora a Microsoft liberou que desenvolvedores terceiros publicassem seus aplicativos Win32.
Na Build 2016, foi anunciado formalmente o Projeto Centennial (nome final Desktop Bridge), e agora ele nasce para o grande público. Tal projeto é responsável por converter esses programas tradicionais do Windows em aplicativos UWP. Desse modo, os programas convertidos passaram a se comportar como se fosse um UWP permitindo instalações limpas (sem causar lentidões na máquina “sujando os registro”), atualizações e desinstalações facilitadas. Também poderão ter live tile e notificações.
A grande desvantagem para os aplicativos do Centennial é que não são universais de fato. Eles só rodam em aparelhos com processadores x86.
Após a recente liberação dos aplicativos universais no Xbox One, vimos uma explosão de apps no console. Esperamos que os mesmo ocorra repita com o Centennial e muitos grandes jogos e aplicativos apareçam na Windows Store.
O que você acha disso?
Haters gonna hate. É o que acho.
Eu que estou acostumado com o Win32. Será mais fácil ter um repositório oficial de programas.
Será que o Windows 10 Mobile emularia esses apps? Já rodou coisa pior que são os apps do Android.
“pior” em que sentido? se for dificuldade é o contrario… no caso do android eles tinham colocado um android no meio do Windows, e era esse subsistema quem rodava os apps (que já rodam em ARM).. já no caso de programas win32, teria que colocar tudo as APIs antigas que tem no Windows desktop no mobile e depois ainda emulador do x86 pra ARM…
Nos aparelhos moveis atuais isso não é possível por conta desse “pequeno problema”, porem em aparelhos futuros da Microsoft facilmente pode soluciona-los, e se isso der certo, ele vai mais que solucionar os problemas do Windows 10 Mobile.
Smartphones X86 é o futuro, e se a Microsoft fazer isso vai ser algo como foi com o primeiro Surface, ou seja, esse aparelho iria mudar muita coisa!!!
Futuro só se for beem futuro.. pelo menos por enquanto a Intel desistiu de processadores de celular e a AMD nunca fez, restando ninguém pra produzir os processadores do futuro…
A Microsoft pode fazer o que sempre fez, investir dinheiro na pesquisa de processadores capazes de rodar x86 e com eficiência energética. Nada é impossível no mundo aonde manda o $.
Existe boatos e rumores na net que a Microsoft adiou o Surface Phone exatamente por isso, mas acho que os processadores de notebooks/tablet como o I7 usado no Surface pode ser usado, mas claro, eu não intendo muito disso e não posso dizer com certeza, mas se a Microsoft planeja lança-lo com essa intenção, pode apostar que ela já está pensando em uma solução.
O problema não poder ou não ser usado, podem, mas a bateria não duraria muito tempo.
Verdade, mas do mesmo jeito pra mim ainda existe a esperança de um dia não tão distante isso acontecer
Com certeza uns dos prototipos do SurfacePhone era um telefone com processador Intel para dispositivos móveis x86. Logo, WM iria rodar os apps do Centennial e bingo! Apps iriam invadir a loja. Mas a Intel abandonou o barco para estes processadores e a MS acabou atrasando o Surface Phone
Muito bom, mas será que teria lojas alternativas, assim como ocorre no Android por exemplo, ou algo como a Steam e Origin, assim tendo jogo UWP em diferentes lojas!?!?!?
Pode ter alternativas no Windows.
UWP é aberto, segundo informações recentes da Microsoft.
Existe um app-loja dentro da própria loja
Eu só conheço uma, mas é só uma espécie de navegador, ou seja, ele sempre redireciona para a loja oficial (Windows Store)
9zen store
?Esse mesmo, achei muito bom, mas sempre ele redireciona para a Windows Store em vez de baixar e instalar
Uma das maiores curiosidades da minha vida, é saber como seria um smartphone x86 com windows 10. Pra de fato saber como seria rodar esses apps de desktop nele
O Windows em si é fácil, seria o mesmo Windows porem com um “launcher” diferente, a questão seria os problemas que passariam a ter opções pequenas, onde teríamos que se virar para mexer, dar zoom toda hora ou ele “se adaptar” como ocorre com os Apps universais.
Sei que é uma tarefa complicada pelo que pesquisei. E é algo que pode levar muito tempo…
Mas… Ainda sonho com um PC de bolso….
Assim poderiam até decretar a morte do Windows 10 Mobile como o conhecemos.
Não custa sonhar.
Pelo andamento das coisas o Surface Phone será exatamente isso, acho que ele só não foi anunciado ainda pois existe alguns pontos a serem corrigidos antes
Deus te ouça.
A grande questão é que após portados são para x86, mas é para converter?…
Uma dúvida, esses apps win32 convertidos podem rodar no xbox e hololens?
O Xbox tem processador X86, deve funcionar tranquilo… Exceto, caso a Microsoft limite apenas a PC’s (um erro, já que são programas universais compatíveis com processadores x86).
XOne tem o modo desenvolvedor? Se sim, será perfeito.
Bacana pelo, menos um aplicativo, exclusivo no Windows 10