Project Athia é um exclusivo do PS5 e PC por dois anos

A Sony Interactive Entertainment acaba de lançar um novo trailer, que você pode neste link, dedicado aos próximos jogos (ou lançados recentemente) no Playstation 5. Dentro do vídeo, podemos encontrar nomes como o misterioso Project Athia. O trabalho da Square Enix também chegará ao PC, mas será exclusivo para consoles PS5 por pelo menos dois anos.

O vídeo em questão nos permite ver alguns vislumbres do jogo Square Enix. Sabemos muito pouco sobre o Projeto Athia, exceto que terá um cenário inspirado na fantasia e que será um jogo de ação, provavelmente em um vasto mundo. O personagem mostrado pelo desenvolvedor se move com grande agilidade no ambiente e ativa diversos poderes para lutar contra as criaturas que o povoam. O próprio nome, nós o lembramos, é provisório: provavelmente vai demorar muito até que o jogo seja lançado.

Exclusividade de console de dois anos não é comum – como regra, trabalhos desse tipo permanecem exclusivos por 12 meses. A Sony está claramente investindo pesado em exclusividades temporários: não vamos esquecer Final Fantasy XVI, Deathloop e Ghostwire na lista. Estes dois últimos estão confirmado no PC também ainda em 2021. Essa exclusividade de longa data significa que a Sony está pagando para que jogos sejam atrasados no Xbox – e é isso.

O caso da Sony com a Square Enix é muito diferente da Microsoft com a Bethesda, neste último, houve uma aquisição, então neste caso se justificaria qualquer exclusividade. No Caso da Sony, ela simplesmente paga para adiar jogos em plataformas que julga concorrente.

O que vocês acham?

177 comments on “Project Athia é um exclusivo do PS5 e PC por dois anos

    1. Que estrago foi esse man? Pq até agora q eu saiba tem tudo em ambas as plataformas, pior ainda, Deathloop e GhostWire: Tóquio estão saindo com exclusividade temporária no Play. Sempre que questionados sobre o futuro, Tio Phil e Cia. Ltda sempre esquivam meio como quem dizem (vcs tão loucos fanboys idiotas? Deixar de ganhar dinheiro pra vcs dizerem q não tem no PS e jogar pelo gamepass?). Jorjão chegou a escrever textão dizendo q Cuphead nunca estaria no Play, hoje em dia…

      1. Deathloop e GhostWire: Tóquio já tinham contrato firmado, de agora em diante ninguém sabe mais de nada, se vai sair pra PS ou não, só sabemos q será Day One no Gamepass enquanto será R$300,00 no PS ??✌?

      2. Só não enxerga que não quer. Até o novo chefão da Playstation disse estar curioso sobre os próximos jogos da Bethesda serem ou não exclusivos.
        E todo mundo aqui sabe das politicas da M$, não vai ser surpresa nenhuma os jogos estarem no PS ou até Switch, a questão é que todo o marketing será voltado ao Xbox e só isso já alavanca o crescimento da marca. Resumindo, só quem importa se o jogo é exclusivo ou não são os sonhystas, e por isso mesmo são eles o que foram mais afetados com a compra da Zenimax kkkk, foi tão traumático pra alguns, que ficaram até SEMANAS sem postar aqui e em outros sites voltados a consoles heehehheh

    2. Esse estrago só vai aumentar !!!! Tu acha mesmo qua a M$ vai parar por alí….dúvido!!! No momento ela só tá “digerindo” essa enorme compra, pro ano que vem tem mais!

    1. bicho, se teve uma coisa q eu aprendi com a square nesses anos ai é… não confie quando ela fala q é exlcusivo, enquanto a sony não for lá e pagar a exclusividade e depois q lançar a propria sony falar q é exclusivo para todos… se não fii… da boca pra fora já se foi ai o FFXV, o FFVII, o DQXI, o NIER e etc… vai por mim, não acredite não…

        1. square rapaz é a empresa que mais ama dinheiro, mais que a propria MS kkk se vc balançar uma graninha na frente dela ela já pula de alegria… esquece d tudo kkk

  1. Paga por exclusivo temporário kkkk
    Microsoft vai fazer o mesmo com a Zenimax, mas certamente vai lançar no PS posteriormete pois empresa gosta é de dinheiro, oa burroa ficam se matando ai kkkkk e eu fico jogando no meu series s, me divertindo, e vendo a briga dos jumentos burros ???????

  2. Porque a Sony não compra logo a merda da Square Enix!!! Pelo que estou vendo a Sony vai fazer um monte de contrato de jogos exclusivos temporarios!!!

        1. E vai pagar como?

          A Microsoft está comprando pois está apostando na nuvem, mas a Sony aposta em seus consoles próprios, que já estão no auge, aí vai perder as vendas pro Xbox.

          O jogo dos vingadores saiu em todas as plataformas e já foi prejuízo, aí compra a Square para ganhar menos dinheiro não faz tanto sentido.

    1. Pra pagar essas exclusividade já é muita grana, não vai ser barato essa exclusividade e pode dar um belo de um prejuizo pra square com as perdas de vendas principalmente se for lançado antes de 2023.

    1. Também acho! Mas acho que a temporária ou de conteúdo exclusivo é pior ainda que a exclusividade pura…é como se você fosse em um clube, por exemplo, e pudesse usar somente metade das instalações…ou num jogo de futebol só pudesse jogar de um lado do campo, porque o resto é só para os “escolhidos”…

    1. A Sony tá investindo pesado em exclusividade temporária, a Microsoft tinha que ser arrogante com jornalistas que ficam enchendo o saco com perguntas sobre a exclusividade da Bethesda, pro lado da Sony a mídia acha mil maravilhas e pro lado da Microsoft ficam enchendo o saco dela.

  3. bem pra sony não é uma estratégia ruim afinal de contas, ela não tem grana pra comprar mais estúdios, se deixar a MS correr solta ela vai ficar bemmmmmm atrás de exclusivos, principalmente exclusivos de renome, como The elders scrol vi, um proximo doom, prey, fallout, gears, forza, halo, state of decay, forza h, avowed, fable, hellblade, ori e etc… isso sem falar as novas ips como starfield, as da the intiative, as da compulsion e etc… ou seja, tem muito jogo exclusivo ai pra sair pra xbox… muito mesmo, a sony tem q d alguma forma tentar equilibrar agora no começo, depois no meio da geração não vai ter como segurar, mas esse começo ela precisa dar uma arrancada, por isso ela ta pegando esses exclusivos temporários para tentar aumentar o hype em função do PS5 e ao mesmo tempo diminuir o Hype dos Series… não é uma estratégia ruim, masssss não sei se pode ser considerada boa já que vai uma grana pra manter essas exclusividades temporarias…

  4. Não é um jogo que vai lá fazer uma grande diferença pelo jeito. Ta igual a MS comprando a Bethesda, só o que muda é pra MS mesmo que vai gerar dinheiro com assinaturas, mas pra jogadores nada mudou, talvez até tenha ficado mais acessível já que vai sair tudo até pra celular. O que pode mudar é cair a qualidade dos jogos como a Ms tem o costume de fazer em tudo o que coloca as mãos quando o assunto é games. Vamos torcer pra que não aconteça isso e vire uma Netflix da vida onde tudo o que tem de exclusividade, simplesmente não presta por ser um serviço barato. Enquanto a Sony foca em exclusivos, a Ms da tiro pra todos os lados. Quase sempre, o barato sai caro.

  5. PS5:
    -design feito pra dar defeito depois de um tempo
    -jogos caros
    -matando a japan studio e ferrando os second party japoneses
    -em breve todos os exclusivos serão sobre travecos, mulheres empoderadas e negros matando os brancos opressores

    Switch:
    -caro pro que oferece
    -jogos mais caros ainda
    -melhores jogos da geração

    xbosta:
    -sem jogo nenhum, e quando tiver, também estará no PC
    -controle zoado e com layout da nintendo invertido
    -não tem suporte nenhum japonês

    Eu vou é voltar pro PC. Graças a deus o dólar tá começando a cair, já vou juntando grana agora pra montar um ano que vem.

      1. vamos supor eu tenho um xbox e um switch

        no switch o A fica na direita, no xbox o A fica em baixo

        aí num jogo de xbox eu olho A na tela e já aperto na direita, sendo que na verdade o A fica em baixo

        isso mata o xbox pra mim, não tem como ter ele como plataforma principal, eles tinham q ter um layout próprio

          1. s, mas o dreamcast usava aquele layout de forma proposital pra fazer as pessoas que tivessem console da sega não se sentissem confortáveis com os consoles da nintendo

            não faz sentido nenhum microsoft ter adotado esse layout

          2. A Microsoft só adotou esse layout pq na época da criação do X360 nenhum console mais o utilizava. A nintendo tinha alterado o controle do Wii, então o layout do controle do X360 seria exclusivo. Só depois a nintendo foi voltar para o lado dos controles “tradicionais” com o Wii-U, aí que virou essa bagunça que vc reclama.

          1. Siim, mas o posicionamento dos botões era diferente e usado de uma forma diferente. No Wii a Nintendo mudou ainda mais e só adotou o modelo tradicional no Wii-U, como é hoje no Switch. Mas antes do Wii-U o X360 já existia.

        1. eu tenho um 3ds e um xbox one, jogo pra caralho nos 2 e nunca tive esse problema, sinceramente não entendo pq acontece isso com você, mas acho que isso pode variar de pessoa pra pessoa

    1. cara, eu acredito sinceramente que a SONY vá lançar um serviço como o game pass futuramente, e com isso, sem duvida, a melhor plataforma para jogos hj, se vc tem grana e saco, é o PC… mas, o problema do PC são os lammers e cheaters… isso eh um porre no PC… os caras zoam todos os jogos online, mas, se esse não for seu objetivo, jogos mult competitivo, vai fundo, um PC vai de boa…

      1. O pior ponto do PC é a grana, sai caro montar um, mas se conseguir depois é só alegria. Pessoal que não conhece pensa que é uma tranqueira mas não é, é tão simples e acessível quanto console. Sobre cheaters, é raríssimo vc ver um, isso é lenda urbana. Até pq se for pego o VAC pega. Deu pra contar nos dedos as vezes que vi um enquanto estava jogando online. O que acontece é que tem cara bom pra caramba em alguns jogos.

    2. Dentre todos as plataformas o melhor a se fazer é ir pra PC mesmo. MS tá criando uma nova identidade pra marca xbox. Daqui um ano no máximo já vai ser conhecida apenas por serviços de assinatura pra jogos e nada mais.

  6. Infelizmente essa prática é realizada pela Microsoft também…
    Esses são os jogos anunciados como temporários Xbox:

    -Bright Memory; CrossFire X; Last Stop; Madstreets; Scorn; The Mediun (provavelmente); Stalker 2; Yakuza Like Dragon (em relação ao PS5); etc…

    Saudações Colosso

  7. Jorge, a tv senado no youtube soltou uma enquete lá para votação se as pessoas sao favoráveis ou contra a PEC51 que zera os impostos nos games e consoles, faz uma matéria ai pra galera ir lá votar, é importante pra kraleo, o batoré já falou que vai colocar em pauta esse ano pra votação, se passar ano q vem capaz de cair mais um baraozinho ai o preço dos consoles…

  8. Seria mais um DS da vida, somente.
    Depois a empresa pede implorando para lançar em outroa lugares.
    Quando vê a bonda que o play vai ser sn 2021.

  9. Só espero que o Silent Hill não ser exclusivo da Sony tbm, a Square Enix tá fazendo isso aí por muito dinheiro viu, pq pense numa empresa que gosta do money seja como for, basta olhar pro lado azul e ver FF Remake exclusivo da Sony até ano que vem e olhar pro lado verde e ver os Final Fantasy no Gamepass, no fim ela só quer dinheiro.

      1. cara… e FFXVI também não to botando muita fé não bicho… sei lá o q os caras quiseram fazer com aquilo mas o sistema de combate ficou parecendo com devil may cry… poha bicho, um RPG com sistema de luta de hack and slash? poha bicho, sei não viu… fora q os graficos tão meia bomba ali… o FFXV tá bem melhor… espero q a historia compense pq o jogo mesmo tá bem maaaaaaaaaaaaahomenos… mas se for exclusivo ps5 ai dificilmente eu irei jogar… apesar de não acreditar nessas exclusividades da square, da um ano e eles liberam tudo em uma versão ultimate mais completa do que a q saiu pros caras lá no começo q tiveram q comprar uma porrada de expansão e bla bla bla…

        1. FF XV joguei esse ano e foi uma decepção, graficamente lindo, jogabilidade gostei, mas aquela história e os personagens odiei, ter 200 sidequests uma mais inútil que outra foi outra coisa horrível, vi o filme e pra mim aquilo era pra ser a história, uma guerra tensa, com inimigos fortes, ai no jogo vc parece estar numa viagem de férias, o mundo desabando o pai d cara morto e no mundo tudo calmo, achei que tinha tudo pra ser o jogo da geração mas acabaram com ele no roteiro.
          Estou jogando o tales of vesperia e apesar de ser bem mais simples e graficamente feio a história é bem mais decente em sua progressão.

          1. Concordo plenamente, a história do filme 1000000000x mais top q a do jogo, uma pena, eu tava jogando esse, mas parei pra jogar DQXI, q eh um jogo de criança kkk mas eu me divirto, depois volto pra ele pra acabar

      2. bicho, e vou t falar q o FFXVI tem grandes chances de cair no mesmo buraco… o FFXV pode não ter sido muito bom, mas cara, a qualidade daquele jogo tá fora do comum… já esse FFXVI tá maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahomenos… espero que a historia compense pq a qualidade do jogo não convenceu não

  10. Famoso “crescimento orgânico”? Confiam tanto nos exclusivos dos estúdios próprios que estão metendo um monte de exclusividade temporária…

  11. Mondial >>>>>>>> >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Sony
    Tudo que eu sei é que só existe um console que funciona nessa geração.
    O PS5 continua morrendo e nem a Sony sabe mais como resolver o problema e seus fanboys que ousam compartilhar plusinha sendo banidos como marginais.
    No ponto de banir malandros, Jim Ryan está fazendo um trabalho incrível até aqui.

    Agora vamos as ultimas notícias sobre o console?

    O que acontece quando seu PlayStation 5 recebe o código de erro CE-108255-1
    6 DE DEZEMBRO DE 2020 / 14H46 / CBS NEWS

    A Sony não respondeu às perguntas sobre o erro ou quantas unidades foram enviadas para substituição. A empresa reconheceu o erro em sua página de suporte , mas nenhuma das etapas sugeridas para “ver se o problema pode ser corrigido” funcionou. Os principais varejistas onde os clientes correram para comprar o PS5 online – Best Buy, Walmart, Amazon e Gamestop – não responderam às perguntas sobre quantos consoles foram devolvidos. A Target se recusou a compartilhar seus números.

    Liguei para a linha de suporte ao cliente da Sony três vezes, mas não foi possível encontrar uma solução. A princípio, disseram-me para esperar por um patch, mas depois de perceber que meu console estava travando durante um jogo PS4, um agente iniciou o processo de substituição em 30 de novembro. A Sony me enviou uma caixa de remessa e eu deixei o console na FedEx. A Sony pode levar de 10 a 15 dias para investigar.

    Texto Completo na Fonte CBS News:
    https://www.cbsnews.com/news/ps5-error-code-ce-108255-1-help/?ftag=CNM-00-10aab7e&linkId=106439689 https://uploads.disquscdn.com/images/d2649552f2897575190d484b4cd3356b29bcb13656ca4dc31859735ba61b4ac3.jpg

      1. Mondial é uma ótima marca, tenho air fryer, ventilador e ate maquina de raspar pelo do saco dessa marca, sem nenhum problema ate hoje hehehe.

        As TVs da Sony tbm são boas, suponho que os equipamentos da fábrica tbm são bons, com certeza pensarei em comprar uma caso o preço seja atrativo.

        1. eu tenho uma tv da sony de uns 7 anos atras que vai no maximo 1080p (e por isso não é mais minha principal), mas nunca deu problema, lembro que jogava pra caramba com meu 360 nela, foi e ainda é uma tv muito boa

          1. Quer q eu continue com o pau na sua bunda em vez de por na boca fi de mamis boqueteiris?? Gulosa hein ???????????✌?✌?

          2. A boca é sua, quer continuar não esqueça a trombona do Jorgeta, kkkkk, esse cágado é uma piada

          3. Que cagada que escreveu aí, ninguém entende, é melhor ficar nas fotinhas mesmo, bebezão, kkkkk

      1. Certa vez precisei de um reembolso da Sony por conta de um jogo que acabei comprando errado, queria ter pego outra versão. Resultado: Atendimento péssimo e vontade de ajudar pior ainda.
        Tudo bem não ter tido o reembolso, o problema foi o atendimento.

        1. Certa vez no Xbox, precisei do reembolso do game que comprei Darksiders Genesis.
          Acionei o suporte reclamando que a trailer do game apresentou um desempenho no multi diferente do game rodando no console, não curte e resolvi pedir reembolso.
          Fui atendido rapidamente e devolveram meu dinheiro.

    1. Bônus sobre a atual compra da Mondial:

      Cerca de 200 funcionários da Sony serão desligados
      A Mondial assume a operação na fábrica em fevereiro de 2021, e os funcionários da Sony que trabalham na unidade não serão “aproveitados”. Cardoso explicou que os profissionais (cerca de 200 trabalhadores) serão desligados pela empresa japonesa, mas poderão se inscrever no processo seletivo para contratação da companhia brasileira.

      No segundo semestre, a Mondial pretende abrir mais 200 vagas para expandir sua linha de produção. Atualmente, a empresa já tem 240 funcionários em sua fábrica de Manaus, além de 3,5 mil profissionais em sua fábrica de Conceição do Jacuípe.

      A Mondial é líder no mercado de eletroportáteis e aponta para faturamento anual de R$ 3 bilhões. Em maio, a companhia ampliou sua capacidade de produção na Bahia por R$ 47 milhões.

    2. O flopbox esta sem jogo mesmo. Vai jogar Tetris cara. Olha o tamanho do texto. Olha o tempo que perdeu. Eu estou tentando a platina de Demon Souls, pra depois jogar e platinar Astro (que veio de graça), depois Spider e ainda tem cp2077. Fora o jogo do lbp que é legal.

  12. Deixa de ser besta Jorge, esses contratos de exclusividades temporária muitas vezes resume em apoiar o desenvolvimento do jogo ou o marketing. MS faz isso também, Rise of the Tomb Raider e Cuphead são exemplos.

  13. Na minha opinião Jorge,, Project Athia não é um exclusivo do PS5 e PC por dois anos não, a Sony não está pagando para que jogos sejam não atrasados no Xbox não. Na minha opinião Jorge.

  14. Outro duro golpe na MS… MS tem que parar com esse negócio de boa-vizinhança e pagar pra lascar com a sony também.

    Fora isso o ps5 é um lixo completo, é o pior playstation já lançado também, pior que o ps3 flopado e gargalado. kkkkkkk

    Aquele ps3 era uma aberração pura kkkkk, rodava bayoneta a 600p e 30 fps kkkkkjjjj

      1. cara, tem tudo pra ser… mas vai depender da grana.. se esses jogos atraírem muitos jogadores para o game pass de forma estável não vai ter motivos para lançar os principais como multi… agora, se não der a grana de retorno q eles estavam esperando provavelmente vão abrir pra multi… como phill disse, cada caso será analisado individualmente… mas eu acredito que eles vão conseguir atingir o objetivo financeiro e phill vai conseguir manter os jogos principais como exclusivos

  15. O PS3 era tão ruim, mas tão ruim, que não recebeu nem witcher 2 a 300p ou 720 i kkkkkkk

    Os caras falavam que o console era tudo porco, tudo fraco, 256mb de vídeo kkkkkkkk.

    Até o celular da motorola da época era mais forte com 1gb de memória kkkkkkkk

  16. Com o PS5 não é diferente, os caras soldaram o SSD na placa pro cara não trocar, e ter que comprar outro console kkkkkkkjjjj

    É RDNA de taubaté, tudo cagado, colocaram metal-líquido que se secar não tem como trocar kkkkk, e se trocar já pega um câncer kkkkkkk…

    Eu sei, Eu sei, os multi no series tá pior mesmo, mas isso não invalida eu zoar esse aquecedor a óleo feito na terra onde o piru nasce pequeno kkkkkkkkk

  17. Essa é a velha tática que ela usa desde a geração 32 bits. Tirar jogos da plataforma concorrente na tentativa de matar o inimigo. A Sega caiu assim. Nintendo resistiu.

    1. kkkkkkk, galera OFF, vota la no canal da TV senado lah na aba comunidade sobre a pec 51!!! bora flooda aqueles bagulho ter mais de 1000000 de votos naquela merda!!!!

  18. mano, o q eu acho ridiculo é a sony ficar contratando exclusivo temporario a torta e a direita, e ai quando o phill fala de querer os jogos da bethesda soh na MS ai vira um deus nos acuda, um absurdo e bla bla bla… poha bicho… eh muita hipocrisia… a emprewa paga 7bi e nao pode nem falar q os jogos serao exclusivo q ja caem de pau em cima do cara… a sony pode ficar compraando a exclusividade temporaria ou mesmo a exclusividade total que nao da nada… ninguem reclama… ah pa poha…

  19. A Square já tomou um prejuízo sem precedentes com o jogo dos Vingadores e a exclusividade da DLC do Homem-Aranha para o Playstation. Agora vai tomar outro prejuizo por essa exclusividade de 2 anos. A Capcom sabe muito bem o que dá fazer parceria com a Çony. Jogou a franquia Street Fighter no lixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *