Este é uma das perguntas mais emblemáticas para o público que acompanha o desenvolvimento do Windows 10 e os passos da Microsoft. Inclusive, muitos acreditavam que o anúncio “bomba” da E3 2016 fosse justamente a revelação do Projeto Centennial ser compatível com o Xbox.
A Microsoft está em trabalho árduo para unificar todos os seus produtos concentrando tudo em uma única loja, a Windows Store. Enquanto a Steam é restrita aos PCs, a Microsoft quer atingir de celular a consoles com uma tacada só.
Contudo, a Steam é muito mais farta de grande títulos do que a Windows Store. Isso ocorre pelo fato da Microsoft ainda estar trabalhando com as desenvolvedoras para que liberem seus jogos em sua loja, e para isso se torne um fato, ou seja, para vermos os jogos mais antigos que não foram criados em UWP na Windows Store, a Redmond usará o Projeto Centennial.
O que isso significa para o Projeto Centennial? Chega aos consoles?
[youtube]ON54dN32m2A[/youtube]
O Projeto Centennial, no contexto de jogo, foi demonstrado por Phil Spencer na Build 2016, é um sistema que permite ao desenvolvedor tornar um jogo Win32 (típico da Steam) em um UWP para ser levado até a loja do Windows 10. A Microsoft demonstrou isso com Age of Empires II HD e The Witcher 3, e afirmaram que foi fácil a conversão.
No entanto, de acordo o Windows Central, o Projeto Centennial não está sendo usado para no Projeto Scorpio. Jogos convertidos dessa forma para UWP ainda são, em seu núcleo, Win32, o que significa que o Project Scorpio e o Xbox One não serão capazes de executá-los. Alguns especularam que o Scorpio poderia vir com uma arquitetura mais parecida com o PC, permitindo que os jogos do Centennial funcionassem no sistema.
O fato do Scorpio exigir que os desenvolvedores construam seus jogos de forma nativa (UWP) com o novo XDK, garante que a Microsoft mantenha a promessa de que o Scorpio não terá jogos exclusivos em relação ao Xbox One original (com exceção do VR). Se o Scorpio rodar os “jogos da Steam publicados na Windows Store” iria quebrar a paridade de games com o Xbox Original.
Então, a Windows Store tentará competir com a Steam?
A curto prazo? Provavelmente não. Isso só será possível quando a Microsoft amadurecer melhor o Project Centennial e lançar o Projeto Scorpio. O primeiro ficará responsável por trazer o vasto legado dos jogos que presentes no Windows para a loja e o segundo será uma peça fundamental na criação de novos jogos UWP. A essa atura você já conhece o Projeto Helix, certo?
Mike Ybarra, da Microsoft, afirmou anteriormente que não vê o Xbox “se tornando a Steam”, e de fato, os jogos UWP .appx podem ser distribuídos em lojas de terceiros, como a Steam. A Microsoft não quer acabar com nada, quer apenas ampliar a sua competitividade.
Um jogo UWP têm algumas vantagens sobre os jogos Win32 tradicionais. Desenvolvido corretamente com o DX12, os títulos UWP usam os recursos do sistema de forma mais eficientemente, tornando a multi-tarefa muito mais fácil, por exemplo. O Scorpio será decisivo a “obrigar” aos desenvolvedores a se valerem do DX12.
No entanto, UWP ainda precisa amadurecer. É algo completamente novo que os desenvolvedores terão que reprender a explorarem para extrair todo o seu potencial. Como exemplo recente, a Activision não conseguiu fornecer cross-play entre as versões de PC do UWP e do Win32 do Call of Duty Infinite Warfare, apesar da Windows Store suportar essa funcionalidade. Os Mods também precisam ganhar atenção no UWP e consoles.
De qualquer maneira, o Project Scorpio chega para mudar o cenário gaming, ele é uma peça fundamental para o sucesso da Plataforma Universal (UWP) presente no Windows 10. Quanto aos 4K? O Scorpio muito mais além que isso.
Fonte: Windows Central.
“a caixinha tá morrendo”
Eu trocaria “morrendo” por “evoluindo”.
Sim, evoluindo se encaixa muito bem, se isso realmente acontecer o Xbox ganhará muito, mas muito mais jogos e entre um PC Gamer e um Consoler o consoler sai bem mais barato e a pessoa não se preocupara com especificações, então… Bom, realmente seria muito bom.
Eu não acho que o Xbox precisa desse projeto centennial pra se tornar competitivo também no PC. Não é necessário reaver todos os jogos já lançados no passado para tal. Basta disponibilizar os mais recentes games na Windows Store, de agora em diante, todos o que vierem a ser lançados. Só isso…
Quando eu crescer quero um Xbox desse jeito:
http://www.windowsclub.com.br/wp-content/uploads/2016/11/project-scorpio.jpg
um console que roda jogos de PC é uma tacada de mestre! ai sim a Sony pode abrir o olho.
O problema que vejo de rodar qualquer jogo é que deixaria os devs “relaxados” pq não precisariam otimizar o jogo pro console pra lançar nele e ao mesmo tempo deixaria a experiência do jogador prejudicada.. hoje eu compro e executo qualquer jogo da loja do Xbox e sei que vai rodar bem, com menus visíveis mesmo a distancia e que vou poder jogar no controle, se liberar qualquer jogo alguns deles podem não ter esses “requisito” (como um jogo de estratégia por exemplo)
Meu sonho. Jagar euro truck no console. No pc pode até ser melhor em gráficos logico. Mais ter um jogo desse tipo no xbox one já seria demais.
Console com jogos dá steam seria sonho ,se loco . Aí o bicho pega .