Projeto xCloud poderá permitir que você jogue todos os jogos digitais do Xbox One

A Microsoft tem direcionado seu console e jogos há algum tempo para o que temos chamado por serviços. Xbox Game Pass, Games With Gold, Xbox Live, Xbox PlayAnywhere, todos eles são nomes que vimos ao longo do tempo. Alguns desses serviços nasceram com o Xbox, outros com o Xbox 360 e os últimos (por enquanto), estamos começando a conhecê-los agora. A Microsoft está se preparando para um futuro onde todos os jogos podem ser jogados em um único console, mas sabemos há algum tempo que ela quer ir além. Projeto xCloud é o serviço que foi proposto para jogar, através de streaming, em qualquer lugar e não apenas no Xbox One, uma aposta da qual muitas pessoas se beneficiariam, quer tivessem um console Xbox One ou não.

Agora, a Microsoft pretende ir muito mais longe com o Project xCloud. Embora tenha sido criado como um serviço de streaming, parece que ele também pode jogar jogos digitais para Xbox One. Pelo menos é o que pode ser deduzido das informações que a Microsoft dispõe sobre a apresentação que será realizada no Projeto xCloud em Game Developers Conference, em São Francisco, no próximo mês.

Esta é a descrição que a Microsoft deu sobre a palestra que vai dar sobre o Projeto xCloud na GDC 2019:

O Project xCloud permitirá que jogos nativos no console sejam retransmitidos por meio de nossos servidores do Azure e por meio de qualquer cliente de streaming. Qualquer jogo nativo em consoles vendido pela Microsoft Store no Xbox poderá ser retransmitido para qualquer dispositivo móvel. O Project xCloud é uma plataforma aberta com uma experiência personalizável que permite aos desenvolvedores de jogos do Xbox não alterar uma única linha de código existente. Esta conversa … aprofundará como os jogos baseados em nuvem, junto com as ferramentas de desenvolvimento do Project xCloud, permitirão que os jogos sejam adaptados ao formato móvel com os mesmos gráficos e com o mesmo atraso de entrada que poderia ser esperado no console. Você também aprenderá sobre os novos microsserviços que permitirão personalizar a tela sensível ao toque se você não tiver um controle de console, tudo isso fora do próprio jogo.

Mal podemos esperar para conhecer todos os detalhes completos do Projeto xCloud, mas é claro que está se tornando cada vez mais promissor. Próximo mês teremos mais informações na GDC 2019.

56 comments on “Projeto xCloud poderá permitir que você jogue todos os jogos digitais do Xbox One

  1. Deixa ver se eu entendi. O problema do sonysta é com o console xbox one, já que todos eles tem um ps4 pra jogar fifa, uma folha pra fazer lista e um pc gamer pra jogar os jogos da Microsoft. É isso mesmo?

    1. Legal que vai dar para rodar cyberpunk 2077 em competição com a “play store”.
      Só comentando, no trailer de cyberpunk na E3 passada foi dito que estava indo para a Xbox store (o que é óbvio) e o xcloud vai rodar todos os jogos que estiverem na loja.

    2. Pra competirem tem que ter jogos de mesmo nível ou tecnologias similares. Não sabia que a play store usava streaming, mto menos que tem Gears of War Disponível

  2. Sinceramente não entendi essa matéria, isso não é uma novidade. O project xcloud desde o anuncio foi falado que ia rodar todos os jogos do Xbox one. Foi exatamente a vantagem que o Nadella disse ter sobre outras empresas que ainda vão entrar nesse ramo.

    O Xbox já possui um biblioteca gigantesca de jogos e bom relacionamento com devs. Amazon, Google e Apple precisam construir todo esse caminho ainda. O que foi informado é que toda biblioteca, inclusive os jogos que são retro vão estar disponível pra jogar no Xcloud.

      1. Mas calma cara rs, não existe nenhuma palavra direta que os jogos do Xbox 360 vai rodar. Eu estou falando isso pelas declarações dos próprios responsáveis.

        É a biblioteca já existente do Xbox que vai rodar, não tem mistério. Não vai existir um porte separado pra rodar jogos no Xcloud, vai ser o próprio Xbox rodando nas laminas de servidor e sendo enviado pros dispositivos. As dev’s não vão criar jogos exclusivo pro Xcloud, vão criar jogo pro Xbox como sempre fizeram e esses automaticamente vão estar disponível na nuvem.

        Eu estou fazendo questão de comprar alguns jogos da retro porque eu ainda acredito que essa lista da retro vai ser aproveitada pelos próximos Xbox também. Como Phil Spencer falou, o planejamento deles a partir de agora é criar dispositivos/consoles sem a barreira da gerações.

  3. Ótimo saber que já na GDC 2019 teremos mais informações sobre o xCloud, e provavelmente deve ser considerada a parte técnica. Isso já tira a possibilidade de usar uma grande parte do tempo da apresentação da E3 pra apresentar o xCloud por exemplo. Espero que os testes possam começar o mais breve possível pra que futuramente eu venha a usufruir desse serviço. Ansioso pra jogar meus jogos em qualquer lugar que estiver!

  4. Está explicado a compra de estúdios IND e pra poder rodar no x Flop e celulares isto aí Microsofte vamos que vamos..kkkk kkkkkk ou as ovelhas acham que são games AAA ? Kkkkkkkkkk mais piada ainda e dizer que vai lançar games AAA a cada trimestre KKKKKKKKK vai ficar calibre crakdow 3 é só jogão kkkkkkkkkk

    1. Quando o bastardo é tão imbecil que acha que o hardware do celular vai rodar o jogo, numa plataforma streaming. Tá precisando de umas chicotadas burrinho

    2. Meu Deus, isso que dá assistir Drika Mentirosa e Gamer Fracassado. Você demonstrou no seu comentário que entende NADA do projeto xCloud. É só um “hater” barato que nem merece explicação, pq não é do seu interesse saber sobre o projeto, sua intenção é só “passar vergonha” mesmo.

    1. O que eu não entendi ate agora é, o projeto xcloud é para os donos de xbox para utilizar como uma segunda tela, quase como um portatil, para poder jogar seus jogos em qualquer lugar, mas vc necessariamente ainda precisa ter o seu hardware ou realmente para vc poder jogar em qualquer lugar sem a necessidade de nunca ter tido um xbox, meio que uma psnow só que feita do jeito certo? Pq hoje vc ja pode fazer a retransmissão dos seus jogos, mas precisa estar na mesma rede e etc, se eu puder jogar meus jogos e projetar e controlar eles em qualquer lugar atraves dos servidores da MS, seria sensacional.

      1. Não temos muitas informações ainda sobre o projeto xCloud. Muito será revelado esse ano. Mas pelo que eu entendi, com ele a Microsoft quer alcançar um público muito maior de clientes, estes que por algum motivo (poucos recursos ou preferência e praticidade mesmo) não podem (ou não querem) ter um console ou um PC gamer, mas podem usar seus serviços – como a Gold e o Game Pass, num dispositivo móvel – como celulares, tablets, por exemplo. Ele poderá ser utilizado por quem já tem um XBOX, normalmente, pois estes já possuem uma conta Microsoft, mas também por quem não tem. Bastará ter uma conta Microsoft e assinar seus serviços para ter acesso a seus jogos. Essa é a ideia básica.

        Mas aí vem algumas dúvias… Como funcionará em dispositivos móveis com qualidade? Bem, é aí que está a grande questão do projeto. A Microsoft tem pesquisas com isso, e ela pretende usar a “nuvem” (sevidores Azure) para processar grande parte dos jogos para estes possam ser jogados a partir de uma internet de 10MB apenas; se for um sucesso, a internet deixará de ser um “limitador” tão grande como é hoje, e grandes jogos poderão ser jogados com qualidade aceitável num celular ou tablet, por exemplo.

        Se isso acontecer, os valores de receita que a Microsoft poderá alcançar são inimagináveis. E naturalmente isso se refletirá em mais e mais jogos para abastecer o Game Pass, num ciclo de vantagens sem fim. Como é a Netflix hoje. Mas com o Game Pass ele ainda está limitado aos consoles XBOX e aos PCs (na verdade nem sei se já está disponível nos PCs ainda…).

        1. Gamepass so esta disponivel para os jogos play anywhere no pc.

          Mas valeu, resumindo, ainda não há informações, rs.
          Mas para esse serviço valer apena, só se ele não restringir plataformas, poder jogarm em qualquer dispositivo com acesso à internet, até smartvs, ai sim valera muito apena.

  5. Bom dia estou pesquisando um Xbox para comprar para meu filho de 9 anos q possui o 360, com esse avanço rápido da Microsoft, qual modelo vcs podem me sugerir? Desde já agradeço o auxílio.

    1. No momento o melhor custo benefício para seu filho de nove anos jogar é um XBOX ONE S, o modelo slim do XBOX original.

      Sugiro que dê a ele uma assinatura anual da XBOX LIVE GOLD, o serviço da Microsoft que permite ao usuário jogar online e ainda receber por mês quatro jogos gratuitamente, dois do X360 e dois do XONE, sendo que os jogos do X360 tb podem ser jogados no XONE, por causa da retrocompatibilidade. O valor da assintura anual da GOLD é de 149 reais; mas é facilmente encontrada nas lojas de grandes verejistas (como Americanas, Submarino, Ponto Frio, etc.) na faixa de 100 a 110 reais. Vale muito a pena, pois com os jogos oferecidos gratuitamente a assinatura SE PAGA, e permitirá a ele muito mais diversão jogando online com os amigos ou com a comunidade.

      Existe também um serviço chamado GAME PASS, da Microsoft, onde ela te oferece uma biblioteca de quase duzentos jogos para serem jogados irrestritamente enquanto for assinante. Pode baixar os jogos a vontade e jogá-los. As vantagens desse serviço são: – todos os jogos exclusivos da Microsoft chegam ao serviço e podem ser jogados pelos assinantes no mesmo dia do lançamento; – há rodízio de jogos no serviço, o que permite à Microsoft todos os meses incluir novos jogos, sempre saem alguns jogos e entram outros; e isso é muito positivo pois o serviço fica dinâmico e não estático; sempre tem novas boas opções de jogos todos os meses; – o serviço NÃO é streaming, ou seja, o usuário vai baixar os jogos ao HD e jogá-los diretamente no console. O preço cheio do GAME PASS custa 29 reais por mês; porém, sempre há promoções para novos assinantes. No momento a Microsoft está disponibilizando uma assinatura de dois meses por 2 reais só. E tb há assinaturas mensais por 1 real algumas vezes, outras com 50% de desconto. Tem que acompanhar para aproveitar as melhores ofertas. É um serviço muito bom, pois com ele o seu filho terá uma grande biblioteca de jogos, e praticamente não precisará comprar jogos se não quiser e/ou não puder, e mesmo assim poderá jogar diversos jogos variados.

      E ainda tem a retrocompatibilidade, que permite seu filho jogar seus jogos do X360 no XONE também, tanto as mídias físicas quanto as mídias digitais.

      A Microsoft oferece todo suporte e assistência técnica ao XBOX ONE S no Brasil. Qualquer problema no console durante o período de garantia ela te dá um novo sem restrições. E mesmo fora da garantia ela dá um suporte técnico exemplar. Quando adquirir o produto, anote seu número de série e faça antecipadamente o registro do console na sua conta da Microsoft, pois isso geralmente facilita e evita burocracia – como a de ter que apresentar a Nota Fiscal, se precisar de usar a assistência técnica da Microsoft algum dia.

    2. Pode pegar o Xbox One S sem medo, inclusive ele esta em promoção no submarino, pagando com ame estava saindo R$1050,00.
      https://www.submarino.com.br/produto/35205261/console-xbox-one-s-1tb-branco-microsoft?cor=Branco&pfm_carac=Nbong%20Games&pfm_index=1&pfm_page=seller&pfm_pos=grid&pfm_type=vit_product_grid&sellerId=32287370000148&voltagem=Bivolt

      Mas recomendo que veja com ele tbm onde os amigos dele jogam, se somente ele tiver o xbox e os amigos ps4 ele pode ficar chateado.

        1. sim, o logico seria migrar p xone mas nao necessariamente os amigos tem o xone tbm. criança nao costuma jogar muitos jogos, geralmente tem os prediletos ali e jogam ad aeternum, tomo como base minhas filhas e meu sobrinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *