Este é o Project Scorpio dos desenvolvedores, saiba tudo

scorpio-dev

A Microsoft acaba de revelar o que seu kit de desenvolvimento do Project Scorpio. Gamasutra publicou todos os detalhes sobre o kit de desenvolvimento do Project Scorpio e, à primeira vista, parece muito com um Xbox One S, só que um pouco maior.

Embora possa pareça com o Xbox One S, o kit de desenvolvimento também inclui um relógio em tempo real e uma tela OLED com cinco botões programáveis na frente. A tela é projetada para exibir dados como FPS, que é uma informação bem relevante para os desenvolvedores na hora da criação de jogos. O kit de desenvolvimento do Microsoft Project Scorpio também inclui as mesmas entradas que o Xbox Scorpio do varejo, além de três portas USB na frente e uma placa de rede para informações de depuração.

A Microsoft também modificou as especificações internas, com uma GPU ligeiramente mais rápida, 24 GB de RAM (o dobro do que chegará para os consumidores), uma unidade SSD de 1 TB, assim como o HDD de 1 TB e a capacidade de alternar entre os modos Xbox One, One S ou Scorpio. O kit também tem aberturas nos lados para que os desenvolvedores possam empilhar as unidades uma em cima da outra.

Como a Microsoft criou esta versão especialmente para os desenvolvedores, é seguro dizer que o visual será muito diferente da versão final do Scorpio. No entanto, o kit de desenvolvimento da Microsoft deu a dica que o próximo Xbox pode ter o design semelhante ao Xbox One S.

A Microsoft deve revelar seu nome, preço e design final do Scorpio na conferência de jogos do E3 em junho.

49 comments on “Este é o Project Scorpio dos desenvolvedores, saiba tudo

    1. Provavelmente para emular os 3 sistemas em paralelo e gpu mais rápida por causa dos jogos não estarem otimizados com a arquitetura do processador, já que é custom.

    2. Pois você nunca saberia qual é o “talo” to scorpio se não tivesse uma régua superior pra medir.

      O cara desenvolve um jogo que usa todos os recursos e vai alinhando. Até ficar perfeito pro hardware em questão.

    3. Primeiro se faz rodar o jogo,como no caso do Forza, sem otimizações e com detalhes desnecessários (carros que não estão na tela em alta resolução) assim como foi divulgado. Depois como o “Luciano Rocha” falou, vai se alinhando ate fica compatível com o hardware da versão para consumidor.

  1. seria bom se acabasse logo essa história de midia fisica, que coisa detestavel. mas não é todo mundo que mora na parte da cidade que tem 100mb/s de internet fixa.

      1. eu conheço usuários de ps, compram o jogo no lançamento, terminam o jogo e vendem por valores mais baixos. eu gosto do digital, que em tese, é meu para sempre. e não preciso me preocupar com a degradação da midia, troca de hds… e o melhor, sei que o dinheiro tem menos atravessadores até a produtora.

        1. Tbm prefiro digital, pelo motivo de não ter risco de perder o jogo. Posso ter o console roubado, mas o jogo será sempre meu.

          1. pareço legal, mas já deixei sem querer, um dos discos de gta 5 cair na areia.

            comprei a versão digital como punição.

          2. coitado de quem compro no mans sky digital ne rs ,pelo menos conheço gente que compro físico e pode vender ,

    1. Eu também acho. Mas sabe o que eu penso? Aquele Final Fantasy XV que serei e não vou jogar mais… vai ficar lá no HD para sempre. Enquanto mídia física posso vender ou trocar. Fora isso, é acumular poeira.

      1. Bom, como gosto de customização, não dispenso um bom cartucho, a ideia de acrescentar memória, processador ou sensores extras além do próprio jogo sempre me chamou a atenção. Os cartuchos sempre tem um lugar reservado no coração. É um dos dispositivos periféricos mais inteligentes. Para um mundo offline.

  2. Caramba, se o kit q tem mais hardware que a versão Retail é desse tamanho, to vendo que o Scorpio não vai ser um trambolho apesar da potência. Só espero que a versão pra usuário não seja toda quadrada assim. Um design igual do One S com um pouco de modificação já seria bem interessante.

    1. Pelo que disseram as entradas do Scorpio vão ser idênticas às do S, então provavelmente vai ser um S mesmo com um visual mais “premium”

      1. Eu li… Sei que não é o console e não falei como se fosse… Estou falando dele como ‘Kit de desenvolvimento’ mesmo.

        Mas já era de esperar que as pessoas não entendessem. Pessoas não entendem entrelinhas.

        1. “visualmente, nada de novo” você está falando como se fosse o console para os usuários! É claro que visualmente o console pra desenvolvedores não mudaria, afinal, eles querem o que tem por dentro, e não por fora.

  3. Obviamente, esses recursos à mais listados na matéria, não estarão no produto final (afinal são recursos exclusivos para desenvolvedores)…então pressupõe-se que ele será menor ou do mesmo tamanho do xbox one s, o que é fantástico.

    1. Pelas fotos ele parece já ser do tamanho do S e imagino que vai ficar desse tamanho mesmo, já que memoria a mais é só colocar memorias com densidade maior (igual vc trocar um pente de 4GB no pc por um de 8) a GPU do console final, pelo que disseram no eurogamer tem 44 CUs com 4 desabilitados (pra aproveitamento de chips com falha), esse dai só ta com todos habilitados..

      Acho que a única diferença entre esse e o final vai ser melhor ventilação pra não ter problema de aquecimento e ficar silencioso

  4. Eu desconfio que eles ainda estejam decidindo se o Scorpio será apenas um upgrade do Xbox One ou se será logo um console de nova geração… é melhor que seja um console de nova geração… ora, já estão entregando uma GPU muito poderosa uma RAM de median… bastava aumentar a largura de banda pra 384Gb/s e colocar logo uma CPU nova/mais poderosa e pronto, assim as pessoas vão logo comprar um console que não vai servir somente pelos próximos 3 anos mas já vai entrar na briga contra o PS5. Quando o PS5 lançar eles podem inclusive lançar um nova versão do Xbox ainda mais poderosa pra manter o padrão 4K nativa para a próxima geração de jogos.

    Eu sei que é arriscado lançar um console de nova geração muito antes da concorrente, mas tendo em vista o milagre que é a DX12, eu duvido muito que a Sony faça melhor… Não é brincadeira, com 70% de uma GPU de 6 Teraflops, equivalente a 4.2 (o mesmo do PS4 PRO) a MS conseguiu atingir em um jogo AAA 4K nativos a 60hz constante… Tem o desempenho de uma GTX 1080.

    Eu tenho o pressentimento de que a MS vai lançar dos Xboxs…

      1. Eu prefiro um console bem mais poderoso, assim fica a liberdade para os desenvolvedores escolher como serão seus jogos. Quero ver consoles bem mais poderosos e bem mais e com vida útil maior. O fim das gerações representa o fim da incompatibilidade. Tudo o que vc comprar hoje no Xbox One será compatível com futuros consoles Xbox. O Sistema permanece o mesmo, o que vai mudar será somente o hardware. O que permanece são as gerações de jogos e elas são determinadas pela própria desenvolvedora do jogo e que irá decidir qual público eles querem atingir.

        O fim das gerações, como nunca existiu nos PCs, sabemos que resultaria em mais liberdade para consumidor e desenvolvedor. Hoje, ter um Xbox é como ter um PC (similar).

    1. Como que eles estão decidindo? O console já ta pronto, os kits de desenvolvimento já estão na mão dos desenvolvedores, não tem como eles mudarem tudo de uma hora pra outra. Console não é igual PC que vc vai na loja, compra um monte de peça e monta, é uma APU toda customizada, se fossem lançar algo novo não teria como isso estar pronto até o final do ano.

      O que o Phil falou na entrevista dele é que qnd ele assumiu a divisão em 2014 eles começaram a planejar esse upgrade do One (ou seja, a 3 anos atrás) ai pensaram em um console que seria possível em 2016 e um em 2017.. O Scorpio é o melhor que conseguiram pra 2017.. (levando em conta que console é uma APU, tem que ficar em uma caixa pequena e não pode custar um absurdo)

      1. Não é assim que funciona. A versão final pode receber melhorias, mas claro que não mudar totalmente e nem ter o poder reduzido. E mesmo que mudassem eles ainda assim podem fazer tudo ser compatível. Os consoles são como PCs sim, só que fechados para um único sistema e dedicados a jogos e outras tarefas específicas. O Xbox One é um exemplo, a versão final recebeu um boorst na GPU e foi de 800Mhz para 853Mhz e a CPU de 1.6Ghz para 1.75Ghz, isso são mudanças que podem ocorrer de uma hora pra outra, mudança na capacidade/potência. A MS anunciou o aumento no poder do X One apenas 3 meses antes de lança lo.

        A versão final pode ser mais poderosa, mais poderosa que os kits de desenvolvimento já entregues. Como já vimos e já foi anunciado por fontes seguras, há uma versão do Xbox Scopio com o dobro de memoria RAM e com 10% a mais de poder de GPU, então eu também pergunto… o que será?
        Acho que a MS pode talvez lançar dois consoles Xboxes…. a gente só pode especular, vamos esperar e descobrir.

        Mas tenha em mente que não é impossível colocar um hardware mais poderoso em um caixa menor, veja por exemplo a tecnologia de resfriamento que a MS está usando. E já existe tecnologia (ZEN) capaz de fazer 4 vezes mais que o Xbox One e consumindo menos energia, consequentemente produzindo menos calor.

        1. Olha o que vc tá comparando.. No caso do One eles não mudaram o hardware, só aumentaram um pouco o clock da CPU e GPU pq tinha uma “folga” pra manter a temperatura baixa, ninguém teve que refazer a APU que já estava pronta.. No caso do Scorpio essa versão com 10% a mais de GPU e o dobro de memória é o kit de desenvolvedor.. A GPU é mais forte pq tem todos os CUs habilitados (4 grupos de 11CUs que dá 44CUs) a versão retail tem 1 desabilitado em cada grupo pra melhor aproveitamento dos chips fabricados (caso o chip tenha defeito em um CU ainda pode ser usado)… A MS até poderia usar o chip da versão do XDK(tudo ativado) mas deve sair mais caro usar só chips “perfeitos”

          Hj saiu uma nova matéria no eurogamer sobre o chip.. Pelo que dizem a CPU é tão customizada que a MS nem fala que é baseada na Jaguar, e criar uma cpu customizada assim não é algo que vc projeta de uma hora pra outra..(depois ainda tem que enviar pra fábrica, validar , etc..)

          1. Segundo o próprio Phil, haviam dois kits de desenvolvimento do Scorpio, um bem mais poderoso e outro mais fraco. Eles optaram pelo mais fraco, esse que foi mostrado… ele sequer lembrava do code nome do outro projeto. O próximo Xbox depois do Scorpio terá com toda certeza uma CPU e GPU diferentes mas que ainda serão compatíveis com a tecnologia atual por meio de emulação é claro. A questão é obvia que nada é projetado de uma hora pra outra só que o Scorpio não é coisa de ontem, já faz muito tempo que estão trabalhando nisso e console ainda está pra ser lançado apenas no fim do ano. Contudo ele já esclareceu que a versão final será essa mais simples e focada em 4K e VR/AR, mas só espero que eles coloquem um pouco mais de RAM porque senão será voltado somente a resolução e outras realidade mesmo, um nova geração de “jogos” (jogo mais bonito e dinâmico) não vai poder usar todo o poder da GPU, acho que nem metade! A GPU por outro lado é a polaris, e isso já é um avanço.

            Esse kit com 10% a mais de GPU deve ser isso mesmo que vc disse, sempre colocam transistores a mais por conta de defeitos realmente, vc viu isso no DF? Eu não tenho acompanhado as matérias sobre o Scorpio. Mas como te disse o próprio chefe da divisão Xbox confirmou que havia uma versão bem mais poderosa, isso eu li há pouco tempo, não sei se procede.

            Essa questão do Kit desenvolvedor possuir mais memoria é sim inteiramente normal, só que nesse caso é mais que o dobro e isso não é normal. Serão 8 GB dedicados aos jogos no console (versão do consumidor), já o kit desenvolvedor tem 24GB…

            Realmente, no texto da DF eles descreveram o Jaguar mas não disseram que era o Jaguar, uma vez que a MS não afirmou ou não confirmar, não se sabe.

          2. Em relação à memória.. Eu acho que é o dobro pra manter a mesma placa mãe só aumentando a densidade dos chips de memória. Ao invés de usar 12 de 1GB deve ter 12 de 2GB… Se fosse colocar menos memória eles teriam que colocar chips diferentes..

          3. Vamos torcer por mais de 12GB e liberdade total para o desenvolvedores. Acho que vale a pena ter um Scorpio de qualquer jeito, mas se houver jogos bem mais caprichados será ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *