Shawn Layden, o ex-presidente da Sony, voltou a falar sobre vários assuntos que lhe em entrevista a Jason Schreier, da Bloomberg, um deles é o custo de produção de jogos triple A, que no PS5 poderia chegar a um valor médio de 200 milhões de dólares, levando a uma verdadeira estagnação criativa. Leia: chegarão apenas sequências de séries consagradas.
Segundo o que foi contado por Layden, o custo médio de produção de um AAA no PS4, último console da Sony em que trabalhou, chegou a 100 milhões de dólares, mas o valor está destinado a crescer com o PS5, efetivamente dobrando. Layden: “Se você não pode parar o crescimento da curva de custo, a única coisa que você pode fazer é reduzir os riscos. Isso cria um ambiente que se concentra principalmente no acompanhamento. “
O resultado dos orçamentos mais conspícuos, portanto, é uma cavalgada interminável de lançamentos anuais, os de séries como Call of Duty e Madden, bem como o sonho de cada editor de atingir o jogo online bilionário, na esteira de vários Candy Crush, Fortnite e Roblox. A variedade sofrerá. De acordo com Layden, apenas três ou quatro gêneros irão eventualmente existir, com todos os outros sendo deixados de lado. Olhando para a Sony, Layden vê que exatamente isso está acontecendo, com o foco agora em sucessos de bilheteria.
Layden também assume parte da culpa pelo que está acontecendo, tendo contribuído justamente com o PS4 para o crescimento dos custos graças a títulos como Uncharted 4 e God of War. Deste ponto de vista, são os exclusivos do PlayStation que mostram essas melhorias constantes ano após ano que aumentam os custos de desenvolvimento.
O que vocês acham?