O novo vídeo da Digital Foundry lança luz sobre um aspecto muito interessante porque ainda não foi muito aprofundado, nomeadamente as variações e melhorias que ocorrem no desempenho dos jogos nos consoles com atualizações de firmware, tal como foi recentemente medido na PS5 e Xbox Series X|S .
O vídeo do Digital Foundry, na parte inicial até o 12º minuto, foca em particular no novo firmware em beta 3.1 para PS5, que coincidentemente provou tornar o console mais performático em alguns jogos. A descoberta aconteceu por acaso, e Richard Leadbetter do jornal britânico ficou bastante surpreso: na prova dos fatos, com o novo firmware, alguns jogos como Control, Devil May Cry 5 Special Edition e Godfall apresentaram uma ligeira melhora com o novo firmware.
Trata-se de um upgrade praticamente imperceptível a olho nu, visto que se trata de diferenças de 1 ou 2 frames por segundo, mas estas aparecem constantes e medidas regularmente pelas ferramentas utilizadas pelos analisadores. Isso é interessante, acima de tudo, porque demonstra como uma atualização centralizada do software de gerenciamento do console, ou seja, o firmware, pode ser refletida em melhorias reais nos jogos, independentemente de atualizações específicas a eles, ou seja, a maneira padrão como essas melhorias são geralmente feitas.
“Espera-se que um console funcione sempre da mesma forma nos jogos”, disse Leadbetter, sempre claro, independentemente de atualizações específicas nos próprios jogos, “mas neste caso estamos perante atualizações de sistema que envolvem diferenças”. Conforme explicado por Alex Battaglia, é um caso semelhante ao que também foi registrado recentemente no Xbox Series X|S no que diz respeito ao Control em particular: embora o jogo não tenha recebido um patch específico, os problemas de gagueira foram resolvidos recentemente.
Isso mostra que houve uma mudança na “máquina virtual” na qual o jogo está sendo executado ou uma melhoria no software do console que aumentou o desempenho. Isso também abre perspectivas complicadas para análises como a Digital Foundry, como argumentam no vídeo, porque introduz o problema de possíveis variações no desempenho do jogo independentemente de patches específicos, dificultando o acompanhamento das melhorias.