O lançamento do Playstation 5 no Japão ocorreu mal: aparentemente a plataforma de nova geração da Sony teve números menores do que todos os consoles anteriores da empresa, com a única exceção do PSP. Um dado um tanto preocupante já que a sua terra de origem.
Isso foi o suficiente para Hideki Yasuda, analista do Ace Economic Research Institute, acusar novamente a empresa japonesa de ter negligenciado o mercado japonês e de estar passando por um período de declínio em casa.
“As vendas do PS5 no Japão são de apenas 240.000 unidades, de longe o pior resultado na história dos consoles domésticos da Sony”, escreveu Yasuda. “Se a tendência continuar, no final do seu ciclo de vida a nova plataforma irá parar em menos da metade dos números do PS4.”
“Com base neste gráfico (você pode vê-lo abaixo, Ed), é realmente possível dizer que a Sony tem planos de alcançar o sucesso no mercado japonês? Aqui no ACE Economic Research Institute não vemos como isso pode acontecer.
PS5: lançamento no Japão foi mal, Sony acusada de falta de comprometimentohttps://t.co/yAkekFRxzj pic.twitter.com/6oi2RnH3B0
— Windows Club (@WindowsClubBr) January 5, 2021
Na verdade, Jim Ryan respondeu a estas acusações para assegurar que o Japão continua a ser importante para a Playstation e que obviamente a situação atual é filha dos problemas e incertezas que bem conhecemos. Vários funcionários importantes da Sony Japão abandonaram o estúdio, como um dos produtores de Silent Hill.