Considerando o nível médio dos eventos da Sony já há algum tempo, o State of Play da tarde passada pode ser considerado satisfatório, até acima das expectativas, visto que estes são agora decididamente baixos, especialmente no que diz respeito ao State of Play. Mais do que tudo, houve uma notável sensação de déjà vu considerando que a grande maioria dos títulos já havia sido mostrada anteriormente e as únicas novidades eram praticamente a (muito aguardada, mas igualmente bem-vinda) expansão Separate Ways de Resident Evil 4. e o DLC Tales of Arise: Beyond the Dawn.
Um pouco curto diante de um 2024 ainda cheio de incógnitas e também pensando na avalanche de títulos mostrados por exemplo no Nintendo Direct pouco antes. Em qualquer caso, a apresentação ainda foi composta por excelentes jogos, o que, no entanto, levantou novamente a questão: para onde foram os títulos originais?
Já sabíamos que o State of Play se concentraria em títulos de terceiros, então a questão não está diretamente relacionada à sua ausência no evento da tarde passada, mas à sua ausência em geral, já há algum tempo. Com o lançamento de mais um Homem-Aranha sobre nós, provavelmente é normal não querer tirar espaço e visibilidade de um jogo destinado a conquistar adultos e crianças.
O último PlayStation Showcase, que deveria simbolizar o início da fase 2.0 da PS5, deixou quase toda a gente insatisfeita, mas pelo menos mostrou algo do que vem dos PlayStation Studios, nomeadamente uma boa oferta de títulos como serviço e algumas novas iniciativas.
A Microsoft vem fazendo movimento inverso e só este ano lançou muitos jogos como 007 Goldeneye Remaster, Age of Empire 2 e 4, Hi-Fi Rush, Minecraft Legengs, Redfall, Starfield, Quake II remaster, e Forza Motorsport. É muito jogo, e olha que nem estamos contando com jogos como o novo Crash, Diablo IV e Call of Duty MW3 que podem ser first-party do Xbox em algumas semanas.
Não se sabe o que a Sony irá lançar após Spider-Man, é tudo nebuloso e basicamente ela está se apoiando na Square Enix. Contudo, este empresa tem apresentado resultados insatisfatórios e nas últimas semanas mostrou aproximação com o Xbox. Então, por enquanto, a pergunta é: cadê os jogos do Playstation?