A Digital Foundry lançou um novo vídeo, no qual Richard Leadbetter discute as possíveis atualizações de hardware do PS5 e Xbox Series X, que por conveniência a partir de agora chamaremos de “PS5 Pro” e “Xbox Series Next” , e se, considerando as condições atuais do mercado e os avanços da tecnologia, será que são realmente necessários ou mesmo sensatos de fazer? Dúvidas legítimas, já que, como veremos em breve, os pontos negativos para os consoles mid-gen não são de forma alguma desprezíveis.
Uma das dúvidas levantadas pela Digital Foundry é que estamos a quase dois anos do lançamento do PS5 e Xbox Series X|S e a “verdadeira nova geração” ainda está por chegar, pois ainda estamos no meio da cross-gen. Neste caso, Leadbetter não se refere apenas ao desenvolvimento de títulos exclusivamente para consoles de geração atual, mas também ao uso de técnicas avançadas, como as vistas na demo Matrix criada usando o Unreal Engine 5: se o hardware do PS5 e Xbox Series X|S ainda não foi espremido, qual é o sentido de fazer um PS5 Pro ou um Xbox Series Next em um ou dois anos?
Outra das questões abordadas pela DF é qual objetivo pode ser definido para qualquer atualização de média geração dos consoles da Sony e da Microsoft. DF explica que o PS4 Pro e o Xbox One X foram lançados em resposta à crescente popularidade das telas 4K, atendendo assim às necessidades específicas de uma fatia do mercado. As mesmas condições podem não existir nesta geração, pois as TVs 8K lutam para se estabelecer e quem sabe se elas terão sucesso. Nesse sentido, prometer apenas desempenhos superiores pode não ser suficiente para penetrar no mercado de massa. Também não possui as tecnologias necessárias para realizar um salto significativo de hardware.
DF também menciona o problema dos custos de produção. No vídeo do Digital Foundry, é explicado como estes nas gerações passadas foram drasticamente reduzidos ao longo do tempo. Por exemplo, no caso do Xbox 360, os custos de produção desde o lançamento até o fim da vida útil foram reduzidos em quase três quartos. Mas para PS5 e Xbox Series X as coisas podem ser muito diferentes, pois os custos não estão caindo na mesma proporção e, portanto, o lançamento de um modelo mais poderoso pode ser impossível de sustentar (ou exigir um preço de venda fora do mercado, acrescentamos). Além disso, lembra DF, o sucesso do Nintendo Switch e do Xbox Series S prova que o poder não é tudo.
O último ponto abordado por DF diz respeito à atual situação econômica mundial, com inflação em alta enquanto os preços dos consoles permanecem fixos (ao contrário dos preços das GPUs), o que significa que Sony e Microsoft estão obtendo ganhos menores para cada unidade vendida de PS5 e Xbox Series X e essa situação pode ser ainda pior com atualizações de hardware.
O que você acha? Você acha que o PS5 Pro e o Xbox Series Next chegarão mais cedo ou mais tarde, apesar dos possíveis problemas listados pelo Digital Foundry? Deixe-nos saber nos comentários.