De acordo com Jim Ryan, agora não mais CEO do PlayStation, o PS5 está a caminho de se tornar o “console de maior sucesso de todos os tempos ” da empresa. Esta consideração não está ligada ao número de unidades vendidas, visto que a PS5 está longe de repetir o que foi feito pela PS2, a consola mais vendida da Sony.
“Eu diria que estamos no topo agora”, disse ele. “Temos sido muito claros e consistentes sobre o que defendemos: excelentes consoles, excelente experiência de jogo em console e excelentes jogos. Diria que estamos no topo neste momento.”
“O PlayStation 5 está no caminho certo para ser nosso console de maior sucesso em vários vetores e acredito que os jogos e as experiências de jogos que você verá no PlayStation 5, liderados pelo PlayStation Studios, são os melhores que já vimos. O número de jogos que já vimos. que lançamos até agora no PlayStation 5, neste ponto do ciclo, excede em muito tudo o que já fizemos antes.”
Com dados coletados até 31 de dezembro de 2023, o PlayStation 5 vendeu 54,8 milhões de unidades em todo o mundo. Embora estas vendas sejam certamente positivas, não corresponderam às previsões da Sony. A empresa, por exemplo, esperava vender 25 milhões de unidades do console no ano fiscal de 2023-24, mas reduziu sua previsão para 21 milhões no final do trimestre outubro-dezembro.
Na época, o presidente, COO e CFO do Grupo Sony, Hiroki Totoki – que substituirá Ryan como CEO interino do PlayStation – também disse que as vendas do PS5 diminuiriam no futuro.