Os dados do último relatório financeiro da Sony mostram que as vendas da PS5 continuam menores que na geração do PS4, fazendo uma comparação para períodos comparáveis, portanto em intervalos de tempo semelhantes. Como mostra os relatórios de receita da Sony, no décimo quinto trimestre o PS5 vendeu um total de 61,7 milhões de unidades, enquanto o PS4 vendeu 63,5.
O console de nova geração está abaixo da geração anterior, com uma lacuna que equivale a cerca 2 milhões de unidades. Em suma, mesmo com tanta promoções de jogos a Sony ainda não está conseguindo alcançar a geração anterior.
Aliás, o PS4 foi lançado em 15 de novembro de 2013 na América e em 29 de novembro na Europa, com o PS4 Pro sendo lançado em 10 de novembro de 2016. O PS5 foi lançado em 19 de novembro de 2020, sem ainda receber um modelo Pro (pelo qual em qualquer caso há muitos rumores).
A Sony tem sido bastanste generosas em suas promoções do Playstation 5, enquanto a Microsoft tem aumentado o preço dos seus consoles Xbox ao redor do mundo. Em suma, também devido a um menor número de jogos exclusivos originais em comparação com o PS4. Apesar disso, as vendas ainda estão boas, um sinal do forte apego à marca por parte dos gamers, mas não podemos esquecer que está em declínio, ao menos de acordo com estes novos dados.