Sony está supostamente desenvolvendo uma versão portátil do seu PlayStation 6 (PS6) de próxima geração, mas não parece que será uma verdadeira experiência de “próxima geração” para os jogadores. Aparentemente, o erro foi não ter criado um concorrente para o Xbox Series S.
De acordo com KeplerL2 no NeoGaf — o mesmo usuário que afirmou que a Sony está trabalhando em dois SoCs para o PS6 — a versão portátil do novo console não será tão potente quanto o PlayStation 5 (PS5) da geração atual. Em resposta a uma pergunta sobre o console portátil, Kepler afirma que se trata de “um SoC de 15 W em 3 nm”.
Embora seja possível que a versão final do dispositivo não tenha apenas 15 W, saber que o SoC atinge esse TDP dá uma ideia do que esperar. Para fins de comparação, o TDP do Steam Deck é de 15 W, mas pode ser reduzido para melhorar a duração da bateria. O PS5 tem um TDP de 200 W.
A Sony ainda não confirmou a existência de um console portátil PS6. No entanto, a Microsoft já confirmou que lançará um portátil nos próximos anos ou meses. A vantagem é que a Microsoft tem vários jogos otimizados para um hardware mais modesto como o do Series S, então fazer jogos rodarem em um portátil de nova geração tende a ser muito mais fácil.
O que você acha de um console PS6 portátil menos potente que consiga rodar jogos nativos do PlayStation? Conte para a gente abaixo.