Psychonauts 2 é um jogo caracterizado por um tom irônico muito marcado, no estilo clássico de Double Fine, mas sua representação de problemas mentais e em geral de questões relacionadas à saúde e desequilíbrios psicológicos não foi algo tão simples de ser feita pelos desenvolvedores, que confiaram conselhos de especialistas.
Conforme relatado por Game Informer, que dedicou um especial estendido ao novo jogo de Tim Schafer e seus companheiros com trailers e imagens, Double Fine colaborou em particular com o Dr. Rafael Boccamazzo, diretor clínico também da organização sem fins lucrativos Take This, para certifique-se de não oferecer interpretações erradas ou depreciativas de questões importantes, como problemas mentais e doenças.
Isso é algo que pode ser facilmente deturpado, especialmente se confiarmos em imagens estereotipadas: “Pessoas com graves problemas de saúde mental têm maior probabilidade de serem vítimas do que algozes”, explicou Boccamazzo, o que contrasta um pouco com a visão clássica da pessoa com transtorno menta em jogos.
“Obviamente, há exceções à regra, mas, estatisticamente falando, esse é o caso. Portanto, a ideia de alguém ter problemas de saúde mental e também violência surge como algo comum em muitos jogos de terror, mas também em filmes, livros e muito mais, no entanto, não é necessariamente uma representação realista. “
Quanto ao Psychonauts 2, Boccamazzo relatou ter colaborado com a Double Fine por bastante tempo, entre dois e três meses. Ele não estava envolvido na escrita do conteúdo, mas supervisionou o jogo e viu praticamente todos os elementos mais potencialmente problemáticos, concluindo que a equipe fez um trabalho melhor do que normalmente visto no cenário do jogo, em termos de representação de problemas relacionados à saúde mental, relatando também que se tratava de uma equipe sempre disposta a revisar alguns elementos e modificá-los se necessário, o que muitas vezes não acontece neste ambiente.
Em Psychonauts 2, Raz tem a capacidade de mudar os pensamentos dos personagens e sua visão de certas coisas, uma questão que Double Fine queria lidar com algum cuidado. Obviamente tudo é filtrado por uma visão fantástica e surreal, entrando no pensamento dos personagens simplesmente passando por portas, mas apesar de não haver um rigor científico, os temas abordados ainda são poderosos e potencialmente críticos.
Tim Schafer e os outros desenvolvedores estavam cientes disso desde o início e imediatamente procuraram aconselhamento especializado, encontrando-o não apenas em Boccamazzo, mas também na divisão de aconselhamento psicológico da Microsoft. O médico também apreciou particularmente a ironia e o humor com que certos elementos são tratados, como a personificação como ataques de pânico e más ideias, que são inimigos comuns em Psychonauts 2.
Enquanto isso, estamos aguardando a data de lançamento do jogo que ainda deve ser agendada para 2021: a página da Microsoft Store com pré-carregamento foi recentemente aberta.